quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ZICO – O GALINHO DE QUINTINO


O craque Zico
Zico foi um craque espetacular, um gênio da camisa 10 que marcou toda uma geração de torcedores e é até hoje o maior jogador da história do Flamengo e um dos três maiores camisas 10 do futebol brasileiro na minha opinião, somente atrás de Pelé e Rivellino.
Arthur Antunes Coimbra nasceu em 03/03/1953 no Rio da Janeiro , chegou ao Flamengo em 1967 aos quatorze anos de idade nas categorias de base  e estreou no time profissional em 1971 , porém só se firmou na equipe titular em 1974 e se firmou para fazer história . Campeão carioca em 1972 e 1974 , Zico começou sua fase áurea com o Flamengo em 1978 onde iniciou uma série de títulos e atuações espetaculares , era o maestro do time do Flamengo , o jogador que regia a equipe, que driblava, que enxergava o jogo , que cobrava faltas e escanteios , que mais chutava a gol , enfim , o craque do time e o craque do Brasil . Jogou no Flamengo , em sua primeira passagem pelo clube até 1983 e conquistou os seguintes títulos: 05 títulos cariocas , 03 Campeonatos Brasileiros, 01 Taça Libertadores da América e 01 Mundial Interclubes, dentre outros. Foi vendido para Udinese da Itália no final de 1983 e chegou a Itália como um rei , mesmo jogando bem  (marcou 56 gols em 79 partidas pela equipe), ele não conseguiu fazer o mediano time de Udine ganhar um título e voltou ao Brasil e ao seu Flamengo em 1985 para continuar suas conquistas e suas ótimas atuações com a camisa 10 do Rubro Negro carioca. Foi ai que aconteceu o seu pior momento na carreira ao sofrer uma falta, ou melhor, uma agressão de um jogador do Bangu , que fez o Galinho operar por três vezes o joelho esquerdo e ficar um longo período sem jogar em recuperação, voltou a jogar em 1986 e faturou o Campeonato Carioca e o seu último título com a camisa do Flamengo o Campeonato Brasileiro de 1987, com grande atuação na conquista. Pelo Flamengo o Galinho de Quintino fez 731 partidas e marcou 508 gols. Jogou no Rubro Negro até 1989 quando decidiu parar e teve um breve período na Seleção de Master , porém recebeu uma proposta para difundir o futebol no Japão , a exemplo do que Pelé havia feito nos EUA, e aceitou a proposta do Kashima Antlers em 1991 e reinou soberano nos campos japoneses desfilando todo seu futebol e é até hoje reverenciado pelos japoneses como um rei. Pelo Kashima fez 88 jogos e marcou 54 gols, atuou até 1994 ano em que encerrou a sua brilhante carreira.

Zico o maior jogador da história do Flamengo

Zico na Seleção Brasileira de Futebol

Deixei para o final para escrever sobre Zico na Seleção Brasileira , apesar de gênio, de ter sido um jogador espetacular e de ser reconhecido pela mídia e torcida como um dos maiores jogadores de todos os tempos, o Galinho nunca conquistou um título importante pela Seleção e o principal de tudo, não conseguiu ganhar nenhuma Copa do Mundo, um verdadeiro pecado Zico nunca ter ganho uma Copa, acredito que essa seja a única grande "mancha" na carreira do craque, que disputou três Copas do Mundo em 1978, 1982 e 1986, sendo que em 1982 estava em grande fase e era o grande craque daquela espetacular Seleção que contava com grande craques e era comandada por Telê Santana. Mesmo sem nenhum título importante o Galinho disputou 72 jogos e marcou 52 gols com a amarelinha.
Porém isso não apaga em nada o talento, a genialidade, a simplicidade, o carisma, o profissionalismo de um dos maiores camisas 10 da história do mundo. Zico foi um grande craque que ficará imortalizado para sempre na história do futebol brasileiro e mundial. Atualmente Zico trabalha como técnico da seleção do Iraque , porém, é como jogador que o Galinho de Quintino brilhou e sempre será chamado, com toda justiça, de Gênio da bola.
Zico com a camisa 10 da Seleção

Nenhum comentário:

Postar um comentário