quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CLODOALDO – O CORRÓ


Clodoaldo em ação com a camisa do Santos
Clodoaldo Tavares Santana, foi um dos maiores volantes do futebol Mundial, jogador de grande qualidade técnica, desempenhava brilhantemente a função de marcador e ainda saía para o jogo, distribuía o jogo como poucos e mudou o conceito da função de volante na época em que jogava.
Corró, apelido do craque, nasceu em 25/09/1949 no Sergipe, chegou ao Santos Futebol Clube, único clube que defendeu em toda carreira, aos 13 anos de idade e não demorou muito a ser promovido aos profissionais. Com 16 anos começou a jogar profissionalmente e tinha a ingrata missão de substituir um Gênio e um dos maiores ídolos da história do Santos, o craque Zito. E Clodoaldo o substituiu com igual genialidade e maestria, de estilo semelhante a Zito, ele desfilou seu futebol e virou um grande ídolo dos santistas, condição essa que mantém até hoje mesmo após ter parado de jogar a muitos anos.
Clodoaldo jogou no Santos Futebol Clube de 1965 até 1980, ano que encerrou a carreira com apenas 30 anos de idade por ter problemas constantes nos joelhos. Fez 510 partidas e 13 gols com a camisa santista, conquistou pelo Peixe 01 Campeonato Brasileiro, 05 Campeonatos Paulista, 01 Recopa Mundial e 01 Recopa Sulamericana.
O craque jogou também pela Seleção Brasileira de Futebol, entre 1968 e 1974, fez 51 partidas com a camisa amarelinha e marcou 03 gols, disputou 01 Copa do Mundo e foi importantíssimo no Tri-campeonato Mundial conquistado por aquela fantástica Seleção Brasileira no México onde Corró era titular daquela equipe e marcou um gol importante na campanha do Tri, na vitória da Seleção contra o Uruguai na semi-final . Foi convocado para disputar também a Copa do Mundo de 1974, porém por estar contundido acabou cortado da Seleção.


Clodoaldo ao lado de Zito em evento comemorativo da Seleção Brasileira
Clodoaldo teve uma carreira brilhante, dentro de campo com o seu futebol elegante , eficiente e genial e fora de campo com sua humildade, respeito, carisma e simpátia.
Criou uma identificação fortíssima com o Santos e toda sua torcida, o ex-jogador sempre que pode demonstra seu eterno amor e gratidão pelo clube que defendeu, Corró foi até mesmo vice-presidente do Santos nos anos 90.

Tive o prazer de o conhecer pessoalmente em 1998, quando fui assistir a um jogo entre Santos x Inter/RS, junto com meu Pai, na Vila Belmiro, e estávamos nos encaminhando para entrar na Vila, quando vimos Corró andando e conversando ao celular, nos aproximamos e ele parou de falar no celular para nos cumprimentar, meu pai muito emocionado (pois Clodoaldo é um grande ídolo dele) o abraçou e ele foi de uma simpátia e humildade impressionante comigo e com meu pai, depois desse episódio passei a admirar ainda mais o grande craque da camisa 5 do Santos , o genial Clodoaldo .

Clodoaldo na "sua casa" a famosa Vila Belmiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário