sábado, 28 de janeiro de 2012

DIEGO - Menino da Vila

Diego com a camisa 10 do Santos, na final da Libertadores de 2003
Diego completou agora em Janeiro 10 anos como jogador profissional . Revelado pelo Santos Futebol Clube o craque estreou em Janeiro de 2002 contra o América -RJ na Vila Belmiro pelo Torneio Rio São Paulo. Desde das categorias de base Diego já mostrava um enorme talento com a camisa 10 do Santos e foi preparado desde do inicio para subir aos profissionais e arrebentar , e foi o que aconteceu. Promovido por Celso Roth, técnico do Santos a época, o meia tinha somente 16 anos de idade e um enorme potencial, meia criativo, com bons passes, lançamentos e uma grande habilidade Diego começou no banco de reservas entrando aos poucos e logo conseguiu sua vaga de titular, porém foi com a chegada de Emerson Leão e com a entrada de Robinho no time titular que Diego explodiu. Fez um campeonato Brasileiro em 2002 espetácular e formou uma dupla maravilhosa com Robinho. Jogador com grande personalidade apesar da pouco idade Diego foi decisivo para o título santista, mesmo tendo saido do jogo final logo no inicio com uma contusão muscular. O Santos foi Campeão Brasileiro de 2002 com grandes jogadas, lances decisivos e gols do seu camisa 10. Em 2003 Diego manteve a média de atuações, algumas vezes uma média até melhor que a do seu parceiro Robinho, o Santos foi vice-campeão da Libertadores e vice-campeão Brasileiro com mais um ano maravilhoso de seu camisa 10, que foi inclusive convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira de Futebol. Em 2004 Diego começou o ano com um grande fracasso na carreira que foi a perda da vaga para as Olímpiadas de Atenas pela Seleção, o meia foi um dos mais criticado pela imprensa , porém deu a volta por cima , voltou a jogar bem , fez um bom campeonato paulista pelo Santos e iniciou o Brasileiro muito bem, como sempre sendo uma peça fundamental. Porém surgiu uma proposta do Porto de Portugal e Diego que sempre teve o sonho de jogar na Europa exigiu junto a diretoria do Santos que fosse negociado e assim foi feito , no Porto o craque chegou e jogando muito bem conquistou o título do Mundial Interclubes da FIFA em 2004 , conquistou ainda o Campeonato Português em 2005 e a Taça de Portugal também em 2005. Despertou o interesse de outros clubes e foi vendido ao Werder Bremen da Alemanha onde viveu outra grande fase de sua carreira, talvez a melhor até hoje só perdendo pra quando surgiu no Santos.

Diego comemorando um gol com a camisa do Werder Bremen
No time alemão Diego virou ídolo e conquistou Copa da Liga Alemã já em 2006 e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão da temporada 2006/2007, conquistou ainda a Copa da Alemanha em 2009 e foi vice-campeão da Copa da UEFA em 2008. Muito valorizado e com grandes atuações o craque despertou interesse dos clubes grandes da Europa e acabou sendo negociado com a Juventus da Itália em maio de 2009 a Juve pagou 25 milhões de Euros pelo jogador. Porém Diego foi bem somente no inicio , depois teve alguns problemas com o técnico e amargou o banco de reservas, já no ano seguinte foi vendido ao Wolfsburg da Alemanha e foi mais uma passagem sem brilho, time brigando para não cair , brigas com o técnico e Diego foi emprestado em 2011 ao Atlético de Madrid outro time grande europeu onde ele é titular e tem feito boas partidas, porém o time não tem chances de títulos afinal rivaliza com Barcelona e Real Madrid e fica dificil pensar em conquista.
Pela Seleção Brasileira Diego já disputou 33 jogos e marcou 04 gols , conquistou 02 Copas América (2004 e 2007) e sua última convocação foi quando Dunga ainda era técnico da Seleção.

Não tenho dúvidas em afirmar que Diego é um craque , um camisa 10 raro no futebol atual, porém na minha opinião sua carreira foi feita de algumas escolhas erradas, as vezes pensando mais em dinheiro e outras coisas fora o futebol como vivenciar cultura de vários países , etc....talvez seja por isso que a carreira dele não tenha decolado da maneira que todos achavam quando ele jogou no Santos de 2002 a 2004. Aliás o maior erro de Diego foi sair tão rápido do Santos , deveria ter esperado mais um pouco para depois ter saído, mais isso faz parte do futebol. Para Diego retomar o cartaz de protagonista, voltar a vencer grandes campeonatos e voltar a Seleção (pois ele tem futebol para isso), na minha opinião ele deveria voltar ao futebol brasileiro, de preferência para o Santos (assim como fez o Robinho em 2010), onde ele é ídolo e tem uma história bonita, aí sim acredito que ele voltaria a ser convocado para Seleção e voltaria a figurar entre os grandes craques do futebol brasileiro como um dia ele figurou.
Mais Diego merece os parabéns , pois sua carreira tem muitos altos e baixos, mais altos e suas grandes partidas pelo Santos e pelo Werder Bremen estarão para sempre na retina dos amantes do futebol bem jogado.
Parabéns Diego pelos 10 anos de carreira e que os próximos 10 anos sejam como foram os primeiros, com grandes conquistas e com a Seleção Brasileira , disputando até mesmo uma Copa do Mundo.


Diego com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário