segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SANTOS DE 1995 – O time que despertou o Gigante.


O time do Santos que disputou a final do Brasileiro de 95

O time do Santos que disputou o Campeonato Brasileiro de 95 e só não foi campeão por vários “erros” de um árbitro que eu prefiro nem citar o nome, merece um capítulo a parte na história gloriosa do Santos. Eu posso escrever isso com toda propriedade pois sou santista e vivi aquela época , eu tinha 15 anos de idade, era uma época em que a torcida do Santos estava machucada,sofrida ...não só pela fila que já durava longos 11 anos, mais porque o Santos além de não ser campeão , não chegava as finais , só entrava nos campeonatos para disputar, desde 1985 que só entrava para participar nunca com chances de ganhar um título. Porém no Campeonato Brasileiro de 95 a história começou a mudar, mesmo sem o titulo, o excelente futebol ofensivo praticado pelo Santos de Giovanni , era bonito de se ver, era um espetáculo ver o Santos jogar com as jogadas ofensivas tramadas por Vagner, Robert , Jamelli e o gênio Giovanni, eram jogadas plásticas, alegres, bonitas e ofensivas, lembrando os grandes times que o Santos já tinha montado em outros tempos ...além do quarteto da frente o time tinha um bom goleiro o Edinho (que só não teve uma carreira melhor porque as pessoas o massacraram com comparações injustas, por ele ser filho do Rei Pelé) , um bom zagueiro o Narciso , um lateral esquerdo em ótima fase Marcos Adriano e um marcador implacável, grande líder e capitão o bom volante Gallo. Esses 07 jogadores fizeram o restante da equipe que era mais fraca aparecer bem e fizeram todos, jogos memoráveis , gols incríveis e ajudaram a transformar Giovanni no craque que ele foi . Infelizmente esse time foi só vice-campeão Brasileiro, mais na minha opinião é moralmente o Campeão Brasileiro de 1995 .

Giovanni no histórico jogo Santos 5 x 2 Fluminense em 1995
Mais a maior conquista desta equipe que era treinada por Cabralzinho, não foi somente o vice-campeonato ou o futebol vistoso e ofensivo que eles praticavam, foi fazer o Santos renascer, fazer a torcida santista voltar a comparecer em massa aos estádios, a ter um orgulho imenso do Peixe, a muitas crianças seguirem seus pais e virarem santistas e não ir torcer para algum rival. Esse time de 1995 tem um peso grande na história do Santos e para minha geração de torcedores mais ainda, acredito até que esse time tem mais importância do que alguns outros times santistas que se consagraram campeões. O time de Giovanni em 95 não fez o Santos voltar a ser grande, porque isso o Santos sempre foi e sempre será , mais despertou o gigante Santos que estava adormecido. Tanto que depois o Santos começou  a chegar nas finais, a ser respeitado novamente,disputar títulos e ganhar títulos (Rio SP 97 e Conmenbol 98) até a glória e o fim da fase ruim em 2002. Até no patrimônio do Santos isso ajudou pois com a venda do Giovanni em 96 o Peixe conseguiu construir o seu CT que com o passar dos anos foi se modernizando.
Todos os santistas tem muito a agradecer a Edinho, Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso, Marcos Adriano, Gallo, Carlinhos, Vagner, Robert, Giovanni, Jamelli, Macedo, Camanducaia, Pintado, Marcelo Passos, Marcus Paulo e Jean, pois esses jogadores não foram campeões (pelos motivos que todos sabem) mais despertaram o gigante Santos Futebol Clube para voltar a sua rotina de títulos no futebol brasileiro e mundial.Toda essa fase excelente de agora começou em 1995.
Obrigado a todos jogadores de 95 campeões no coração de todos os santistas.


Santos de 1995 - Vice-campeão que entrou para a história


Nenhum comentário:

Postar um comentário