quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ROMÁRIO - Homem Gol

Romário comemorando um de seus gols pela Seleção
O baixinho Romário se eternizou na história do futebol brasileiro e mundial como um dos maiores centroavantes da história do mundo. Jogador de grande habilidade , genialidade e um verdadeiro matador dentro da grande área Romário é o segundo maior artilheiro do futebol mundial , atrás apenas de Pelé , segundo as contas do próprio craque ele marcou 1.006 gols ( porém ele contabiliza gols não oficiais nessa conta) , porém nada disso tira o brilho dos gols que ele fez em sua carreira.
Romário de Souza Faria nasceu em Janeiro de 1966 no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira no Vasco da Gama em 1985 , no ano seguinte formou dupla de ataque com Roberto Dinamite ( maior jogador da história do Vasco). Foi bicampeão carioca em 1987-1988 , disputou as Olimpíadas de Seul pela Seleção Brasileira , onde foi vice campeão olímpico , e foi negociado com o PSV da Holanda onde rapidamente se tornou ídolo fazendo muitos gols e sendo decisivo em várias partidas , conquistando três Campeonatos Holandês .
Ainda em 1989 disputou a Copa América com a Seleção Brasileira , competição que o Brasil não conquistava a quase 50 anos , e foi o principal jogador da Seleção que se sagrou campeã da Copa América , nessa conquista ele já teve ao seu lado Bebeto que segundo palavras do próprio Romário , foi o maior parceiro dentro de campo que ele teve em toda carreira. Começava então sua brilhante passagem pela Seleção Brasileira principal . Em 1990 pouco meses antes da Copa do Mundo o craque se machucou , fez tratamento intensivo , foi convocado , porém ficou na reserva de Careca e não teve oportunidades naquela Copa que foi um fracasso para Seleção do Brasil .
Fazendo grande sucesso no PSV e na Seleção Brasileira , o baixinho foi contratado em 1993 pelo poderoso Barcelona (Espanha) e teve uma passagem absolutamente fantástica no time catalão , formou com o búlgaro Stoichkov uma ótima dupla dentro e fora de campo. Foi Campeão Espanhol e da Supercopa da Espanha sendo um dos grandes nomes e artilheiro do Barcelona nas conquistas.
Porém na Seleção Brasileira a fase não era das melhores , por alguns problemas de indisciplina Romário não vinha sendo convocado por Carlos Alberto Parreira (técnico da Seleção na época) , porém a Seleção vinha muito mal na Eliminatórias para Copa do Mundo de 1994 e o clamor popular e da imprensa era enorme pela convocação do craque , na última partida das eliminatórias em 1993  contra o Uruguai no Maracanã , o técnico Parreira enfim “deu o braço a torcer” e convocou o baixinho , que foi decisivo e marcos os dois gol da vitória da Seleção Brasileira que venceu por 2 x 0 e carimbou a vaga para Copa.

Segundo Romário , Bebeto foi seu melhor parceiro dentro de campo
A Copa do Mundo de 1994 , que foi realizada nos EUA , foi a Copa do Romário , acredito que tenha sido o maior campeonato que o craque disputou na sua vitoriosa carreira . Em grande forma Romário jogou demais na Copa do Mundo , deu show , foi decisivo e marcou gols de todos os jeitos de bico , de chapa, de pênalti  e até de cabeça .
Tetracampeão , artilheiro e melhor jogador da Copa , ainda foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1994, ano melhor impossível.
No inicio de 1995 Romário decidi voltar ao Brasil e foi contratado pelo Flamengo que completava 100 anos e formava um time cheio de estrelas , porém , o time não deu resultados e no meio de 1996 o baixinho foi emprestado ao Valencia (Espanha) , após entrar em atrito com o técnico do time espanhol , Romário volta ao Flamengo no inicio de 1997 porém essa passagem fica também sem títulos ...Em 1998 o baixinho continuava fazendo seus gols e foi convocado pelo técnico da Seleção Brasileira  Zagallo para disputar mais uma Copa do Mundo , porém na fase de preparação a pouco dias da estréia ele foi cortado da Seleção por contusão ,na entrevista coletiva Romário chorou muito e demonstrou toda sua tristeza pelo episódio. Mais o Baixinho voltou fortalecido e continuou jogando melhor ainda em 1999 teve um grande ano no Flamengo ao vencer o Campeonato Carioca, sendo artilheiro do campeonato pela quinta vez e conquistando também a Copa Mercosul. Após alguns desentendimentos com a diretoria do Flamengo, o craque acaba acertando no inicio do ano 2000 o seu retorno ao Vasco , onde tem mais um excelente ano de grande destaca ao vencer a Copa Mercosul de forma brilhantes após uma virada histórica sobre o Palmeiras no Parque Antártica e ao faturar também o Campeonato Brasileiro em cima do São Caetano, faturou a chuteiro de ouro como grande artilheiro do país no ano e de quebra ainda foi eleito o melhor jogador das Américas. Em 2002 mesmo tendo toda a torcida pedindo a sua convocação para Copa do Mundo de 2002 o craque fica fora da lista final do técnico Felipão, na metade do ano troca o Vasco pelo Fluminense , em 2003 saiu emprestado para o All Saad,  jogou três meses e voltou ao tricolor carioca porém após muitos gols marcados , mais sem título Romário sai do Fluminense e volta ao Vasco em 2005 na busca pelo milésimo gol. Em meio as regalias que tinha , aos gols e as polêmicas ele sai do Vasco e vai jogar no Miami (EUA) onde faz 29 partidas e marca 22 gols, mantendo seu faro de artilheiro. Após passagem relâmpago por um clube australiano Romário volta ao Vasco , onde alcança a marca histórica de 1000 gols no jogo contra o Sport Recife em São Januário em 20/05/2007 , cobrando um pênalti . Após atingir o feito o baixinho joga pouquíssimos jogos até se aposentar definitivamente no inicio de 2008.
Romário foi um craque espetacular , um verdadeiro homem gol , fazia gols de todos os modos , tinha uma técnica excepcional , apesar de temperamental era um jogador muito querido pela torcida brasileira por tudo que fez pela Seleção Brasileira de Futebol, o que não foi pouco, onde ganhou não só uma Copa do Mundo , mais onde é um dos maiores jogadores e artilheiros . Romário está eternizado como um dos três maiores centroavantes da história do futebol brasileiro , sem dúvidas.

Romário ergue a taça da Copa em 1994




2 comentários:

  1. É isso aí, Luiz.
    Foi o que comentei outra vez: a seleção da Copa de 1994 fez bonito. E esta foto do Romário e do Bebeto me traz duas frases à mente: entrosamento e toque de bola.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Silvano,inclusive para mim a Copa de 94 foi a mais emocionante , devido ao Brasil estar 24 anos na fila e ter sido decidida nos penâltis , em breve pretendo fazer um post sobre essa Copa. Valeu Silvano.

    ResponderExcluir