sábado, 7 de janeiro de 2012

TAFFAREL – Sai que é sua Taffarel !!


Taffarel com a camisa 1 da Seleção Brasileira
O grande assunto da semana foi a aposentadoria do goleiro pentacampeão Marcos, inclusive escrevi sobre isso no post anterior, isso me deu a idéia de escrever sobre um dos maiores goleiros do mundo, o tetracampeão Taffarel.
Cláudio André Mergen Taffarel , nasceu em 08/05/1966 no Rio Grande do Sul.
Iniciou sua carreira profissional no Internacional/RS em 1985 ainda com 19 anos de idade já assumindo a titularidade do gol colorado. Grande ídolo do Inter/RS, apesar de nunca ter conquistado um título com a camisa colorada. Taffarel foi negociado com o Parma da Itália em 1990, ano em que o goleiro também disputou sua primeira Copa do Mundo onde fracassou junto com a Seleção Brasileira, após a Copa continuou jogando no Parma, porém sem muito brilho e acabou negociado com Reggiana/Itália em 1993 lá voltou a sua boa forma sendo titular. Em todo esse período também era o titular do gol da Seleção (Taffarel foi titular da Seleção Brasileira de 1989 até 1998), ficou no Reggiana até o final de 1994. Por falar em 1994, esse foi um ano muito especial na vida de Taffarel, goleiro titular na campanha do Tetracampeonato conquistado pela Seleção Brasileira nos EUA , ele fez uma Copa perfeita , sempre seguro e firme , demonstrava uma grande liderança dentro do grupo. Mais a grande contribuição do goleiro foi na final contra a Itália, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a Copa foi decidida nos pênaltis e Taffarel defendeu a cobrança de Massaro e foi decisivo e um dos heróis da conquista do Tetra.


Taffarel comemora a conquista do Tetra em 94 após pênalti de Baggio

Aproveitando o carinho da torcida brasileira, ele resolveu voltar ao Brasil em 1995 e acertou com o Atlético Mineiro onde atuou até 1998 , no Galo conquistou o Campeonato Mineiro (95) e a Copa Conmenbol (97) , disputou a Copa do Mundo de 1998 na França e novamente teve excelentes atuações e uma em especial ficou na memória de todos os torcedores brasileiros, na semi-final Brasil e Holanda empataram em 1x1 , e a decisão foi para os pênaltis onde Taffarel foi fundamental ao defender maravilhosamente duas cobranças e ajudar a levar o Brasil para final de mais uma Copa do Mundo, porém a Seleção perdeu a final e foi vice campeã. Após a Copa da França , Taffarel se transferiu para o Galatasaray da Turquia onde atuou até 2001 e conquistou alguns títulos (como Campeonato Turco e Copa UEFA). Voltou ao Parma aonde jogou até 2003 encerrando a sua carreira posteriormente.

A maior marca da carreira de Taffarel é sem dúvida as atuações dele com a camisa titular da Seleção Brasileira de Futebol , onde ele atuou como titular por 10 anos , disputou 106 partidas com a camisa amarelinha e três Copas do Mundo , sendo Campeão na Copa de 94 , além de faturar a Copa América (1989 e 1997).
Além de ser um goleiro muito seguro e de não ter perfil de ficar fazendo defesas espalhafatosas para aparecer, Taffarel tinha como principal qualidade a frieza que um goleiro precisa ter, além é claro de ser o maior pegador de pênaltis do futebol brasileiro em todos os tempos, acredito (sem ver estatísticas nenhuma sobre isso), que Taffarel tenha sido o goleiro brasileiro que mais defendeu pênaltis ou no mínimo o que melhor defendia pênaltis.
Parabéns pela brilhante carreira Taffarel , nos torcedores brasileiros devemos muito a você , e como dizia Galvão Bueno : “Sai que sua Taffarel”

Nenhum comentário:

Postar um comentário