domingo, 22 de janeiro de 2012

SANTOS F.C. - Campeão Brasileiro de 2002

Foto oficial do Santos Campeão Brasileiro de 2002 em 15/12/02.
O título do Campeonato Brasileiro de 2002, tem uma importância enorme na história do Santos Futebol Clube que completará 100 anos agora em 2012.
Acho que não tem como explicar em palavras o que representou aquela conquista de 2002 para o clube e para sua torcida, foi um verdadeiro divisor de águas onde o Santos voltava aos seus tempos de glórias que desde de 1984 não conseguia, toda uma geração de torcedores que ainda não tinham visto o Santos ser campeão, e muitos outros torcedores que haviam visto o Santos ser campeão, mais a muito tempo e todos santistas amargavam uma fila e as esperanças do clube de se reerguer se minavam a cada ano e a cada insucesso, tinham sofrido a perda do título Brasileiro de 1995 , roubado para o Botafogo , com aquele time maravilhoso liderado por Giovanni....Tinham sofrido a perda do Paulistão de 2000 na final contra o São Paulo e o trauma de perder o título do Paulistão de 2001 com um gol do corintiano Ricardinho a oito segundos do final , fora tantos outros insucessos durante anos de más administrações , falta de sorte e outras coisas a mais...Porém quis o destino unir em 2002 uma geração de excelentes jogadores, novamente no solo sagrado de Vila Belmiro. O Santos sem dinheiro e sem jogadores até mesmo para formar dois times em um treinamento coletivo, contratou o técnico Emerson Leão que subiu alguns jogadores, resolveu aproveitar outros que estavam jogados as traças e com dois meses livres para treinar montou o time que meses depois encantariam o Brasil liderados pelo gênio ROBINHO.
Formava-se então um dos melhores times da história santista e do futebol brasileiro: Fábio Costa, Maurinho, André Luiz, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Robinho e Alberto. Esse jogadores, liderados por Emerson Leão, fizeram o Santos renascer das cinzas, trouxeram de volta o orgulho aos santistas e principalmente títulos para Vila Belmiro. Depois de um campeonato Brasileiro brilhante, venceu nos dois jogos finais , disputados no Morumbi, o arqui-rival Corinthians com show do Rei das Pedaladas Robinho e se sagrou Campeão Brasileiro de 2002, tirando o Santos de anos de fila sem conquistas e devolvendo o alvinegro praiano ao lugar que sempre foi seu , o de protagonista nos campeonatos.
Depois desse título o Santos voltou a rotina de vitórias e mesmo passados 10 anos dessa maravilhosa conquista, o Santos ainda é protagonista tendo conquistado nesse período: 04 Campeonatos Paulistas, 01 Campeonato Brasileiro, 01 Copa do Brasil , 01 Taça Libertadores da América, 01 Vice da Libertadores, 01 Vice Brasileiro, revelando mais ótimos jogadores dentre eles o craque Neymar e o mais importante reconquistou o respeito da mídia e dos torcedores no geral.
Nesses 100 anos que o Santos completa em 2012 acredito que o título Brasileiro de 2002, tem uma importância enorme para mais 100 anos que virão.
Todos santistas tem muito que agradecer a toda aquela equipe de 2002, pois eles são personagens heróicos da fantástica história do Santos Futebol Clube.

Robinho e Diego os grandes craques da conquista do Brasileirão de 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário