terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Psicólogo no Futebol


Adriano "Imperador" e Fábio Costa 
Sempre digo a tempos que o fator psicológico dos jogadores é tão importante no futebol quanto o aspecto físico e técnico. Se o jogador tiver talento com a bola nos pés juntamente com uma boa cabeça é certeza de uma carreira de sucesso, se ele tiver só o talento com a bola e uma cabeça não muito boa a carreira não decola ou se decola será muito rápida a ascensão e a queda. Vejamos por exemplo o caso de dois famosos jogadores o atacante Adriano do Corinthians e o goleiro Fábio Costa do Santos.
Adriano , que já foi chamado de Imperador, é um craque com a bola nos pés, jogador com grande qualidade técnica e força, está a cada ano sucumbindo a seus problemas psicológicos e pessoais, ultimamente tem aparecido mais em jornais nas páginas policiais e de fofocas do que nas páginas esportivas e é praticamente um ex-jogador em atividade, até porque suas atividades noturnas em festas e baladas não combinam com a vida que um atleta de ponta (como ele já foi) precisa levar.
Fábio Costa já é um caso diferente pois não são as festas nem a vida noturna que estragaram a carreira e sim o seu temperamento explosivo e seu genio dificil que o fizeram entrar em diversos atritos com companheiros de time, técnicos e dirigentes, até chegar ao ponto do jogador estar encostado no Santos e sem nenhum clube grande interessado no seu futebol e ele estar fora dos campos a quase 02 anos.
Acho que seria de grande importância que todos os times incluíssem em suas comissões técnicas, um psicólogo, sei que as vezes é mais um problema social que já acompanha o jogador desde da infância , porém mesmo nesses casos mais graves, acredito que a presença do psicólogo no dia a dia dos jogadores melhoraria muito até mesmo os casos mais simples de alguns jogadores que se escondem em jogos decisivos por não aguentarem a pressão psicológica, até os casos mais sérios como os citados acima dos jogadores Adriano e Fábio Costa. Sei que alguns clubes já contam com psicólogos em suas comissões, porém acredito que isso deveria ser estendido para todos os clubes, os técnicos e dirigentes deveriam pensar muito nisso, até porque jogador de futebol não é máquina e necessita de todos os cuidados para render melhor, não só de preparadores físicos, médicos e massagistas mais também de psicólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário