quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

EMERSON LEÃO


Emerson Leão grande nome do futebol brasileiro e mundial
Emerson Leão, nascido em 11/07/1949 na cidade de Ribeirão Preto, tem uma maravilhosa história no mundo do futebol, foi um dos maiores goleiros do futebol brasileiro e mundial e após o final de sua carreira como jogador se tornou também um excelente técnico de futebol. Nas duas profissões (jogador e treinador) sempre foi destacado além do seu enorme talento e profissionalismo, a sua personalidade forte pelo seu lado briguento e por vezes até marrento, porém sempre foi destacado também o seu excelente caráter, e sua grande sinceridade. Leão é sem dúvidas uma das maiores personalidades do futebol brasileiro.

Leão com a camisa número 1 da Seleção Brasileira de Futebol
Carreira de Jogador :
Leão iniciou sua carreira de goleiro nas categorias de base do São José, logo depois foi para o Comercial , time tradicional de sua cidade e onde jogou profissionalmente pela primeira vez em 1967, após se destacar foi contratado pelo Palmeiras , clube onde viveu seus melhores momentos como jogador profissional . Leão atuou com a camisa 1 do alviverde de 1968 até 1978 (teve mais uma passagem já em final de carreira que foi de 1984 até 1986) , disputou 617 partidas pelo Palmeiras e conquistou os seguintes títulos: 03 Campeonatos Brasileiros e 03 Campeonatos Paulista. Leão atuou ainda no Vasco da Gama (1979 a 1980), no Grêmio (1981 a 1983) onde se destacou bastante e foi Campeão Brasileiro, teve rápida passagem pelo Corinthians em 1983 onde faturou o Campeonato Paulista e encerrou sua carreira no Sport Recife em 1987 sendo novamente  Campeão Brasileiro.
O goleiro Leão também teve excelentes momentos com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, tendo disputado 04 Copas do Mundo, foi titular absoluto da meta canarinho de 1971 até 1979. Sua primeira convocação foi ainda garoto em 1969,estava no grupo da fantástica Seleção da Copa de 1970 onde foi tricampeão Mundial, disputou ainda como titular e capitão da Seleção as Copas de 1974 e 1978, sempre fazendo grandes partidas. Foi convocado, como reserva, e disputou também a Copa do Mundo de 1986. No total Leão disputou 105 partidas com a camisa número 1 da Seleção Brasileira e conquistou um título – Copa do Mundo de 1970.

Emerson Leão no Santos em 2002, no auge de sua carreira de treinador
Carreira de Treinador: 
Após encerrar a carreira de jogador no Sport , Leão iniciou em seguida a de treinador de futebol no próprio Sport e em seu primeiro ano já faturou o Campeonato Brasileiro de 1987 pelo time pernambucano. Depois dessa conquista maravilhosa Leão treinou várias equipes e voltou a se firmar no cenário e se tornar um técnico de ponta treinando o Atlético/MG em 1997, montando um grande time que conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Conmenbol, depois se transferiu para o Santos em 1998 onde fez também um excelente ano fazendo o Santos brigar por títulos e chegando a conquistar um título internacional depois de mais de 20 anos , a Copa Conmenbol . Chegou a Seleção Brasileira, porém sem muito sucesso , foi demitido após algumas divergências com a CBF. O auge da sua carreira como técnico foi na sua segunda passagem pelo Santos em 2002 ao montar aquela equipe santista que foi Campeã Brasileira de 2002, onde Leão lançou Diego, Robinho e Elano e já em 2003 foi Vice-Campeão da Libertadores. Depois Leão teve também uma passagem de sucesso pelo São Paulo em 2005 sendo Campeão Paulista e montando a equipe que futuramente ganharia a Libertadores, porém já comandada pelo Autuori, pois Leão pediu para sair antes para treinar um clube do futebol japonês. Leão é considerando um técnico top, pelo trabalho demonstrado em várias equipes que treinou e pelos títulos conquistados, é considerado também um técnico linha dura e muito trabalhador.Atualmente Leão é técnico do São Paulo.

Eu particularmente sou um grande fã de Emerson Leão, como jogador não tive a oportunidade de vê-lo em ação, porém como treinador acompanho a carreira dele a muito tempo e o considero um dos melhores treinadores da história do futebol brasileiro, e acredito que ele tenha sido muitas vezes injustiçado pela mídia e pelos dirigentes, por ser sincero e autêntico, dizer sempre o que pensa e isso acaba incomodando muitas pessoas. Como torcedor do Santos agradeço muito ao Leão, pois ele foi um dos três grandes responsáveis pelo maravilhoso titulo do Brasileirão de 2002 vencido pelo Santos após 18 anos de um longo jejum, pois ele montou toda aquela equipe, lançando vários jogadores que explodiram no cenário brasileiro e mundial e dando chances a jogadores que já estavam esquecidos, ele foi o grande comandante daquela equipe e acredito que toda torcida santista deve ser grata eternamente ao Leão pois não acredito que qualquer outro treinador a época aceitaria trabalhar com um time cheio de garotos, colocando seu prestigio a prova. Leão foi corajoso deu a cara pra bater e montou aquela equipe simplesmente maravilhosa com Diego, Robinho, Léo, Elano e conquistou para o Santos aquele título e o começo de uma nova era na Vila Belmiro.
Ainda hoje como técnico do São Paulo, mesmo desacreditado por muitos, acredito que Leão ainda tenha muito a contribuir com o futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário