quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SERGINHO CHULAPA – O artilheiro


Serginho Chulapa o artilheiro da alegria

Sérgio Bernardino, mais conhecido como Serginho Chulapa, nasceu em São Paulo em 23/12/1953 , um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro , Serginho era carismático, irreverente, artilheiro, encrenqueiro, marrento, malandro, boa gente e tantos outros adjetivos ...conseguiu um feito inédito que foi ser ídolo de dois grandes clubes do Brasil e de duas torcidas rivais – Santos F.C. e São Paulo F.C.
Chulapa é o maior artilheiro da história do São Paulo com 242 gols e é também um dos maiores artilheiros da história do Santos, sendo o maior artilheiro do Peixe após a Era Pelé com 104 gols marcados.
Serginho iniciou sua trajetória nos juniores do São Paulo, subiu aos profissionais em 1973 e logo foi emprestado ao Marília , voltou ao clube do Morumbi em 1974 para fazer história , jogou no São Paulo de 1974 até 1982, onde conquistou três Campeonatos Paulista (1975,1980 e 1981) e um Campeonato Brasileiro em 1977.
Nesse período foi convocado seguidas vezes para Seleção Brasileira de Futebol , a sua primeira convocação foi em 1977 , porém ficou de fora da Copa do Mundo de 1978, pois alguns meses antes num ato de indisciplina ele havia chutado um bandeirinha em campo e pegou uma punição de 14 meses que o tirou da Copa.
Passado esse episódio Chulapa voltou com fome de gols e continuou marcando gols de todas as maneiras com seu jeito desengonçado ele era um tormento para os seus marcadores e para os goleiros, fazia gols de tudo quanto era jeito, de canela até gols de bicicleta , foi convocado pelo saudoso Telê Santana para Copa do Mundo de 1982 e foi titular daquela maravilhosa Seleção Brasileira, que mesmo eliminada nas quartas de final é considerada por muitos como uma das cinco maiores Seleções de todos os tempos e Serginho era o centroavante daquela equipe.

Chulapa na Copa do Mundo de 1982

Serginho chegou ao Santos Futebol Clube , seu time de coração, em 1983 e já no seu primeiro ano na Vila foi vice-campeão brasileiro já que o Santos perdeu a final para o Flamengo de Zico. Em 1984, um dos seus melhores anos como jogador , fez um Campeonato Paulista maravilhoso e levou o Santos ao título Paulista sobre o rival Corinthians, inclusive marcando o gol do título.
Depois do Santos, Serginho teve rápidas e apagadas passagens por Corinthians e Marítimo (Portugal), voltou ao Santos em 1988 e jogou no clube até 1990 . Já em final de carreira Serginho jogou ainda na Portuguesa Santista, São Caetano e no Atlético de Sorocaba onde encerrou sua gloriosa carreira em 1993.
Após o fim da carreira Chulapa fixou residência em Santos onde vive até hoje e começou a se aventurar na carreira de técnico de futebol teve algumas experiências, inclusive no Santos em 1994, porém virou mesmo auxiliar técnico. Trabalhou no Santos vários anos como auxiliar de técnicos como : Geninho, Cabralzinho, Luxemburgo e Dorival Júnior e hoje é observador do Santos.

Serginho estará para sempre na história do futebol brasileiro e no coração dos torcedores principalmente dos santistas e são-paulinos, pelo grande artilheiro que foi e pelos seus gols desde dos mais simples aos mais bonitos , também será lembrado pelas brigas que proporcionou ao longo de sua carreira no futebol , mais será sempre lembrado principalmente pelo seu carisma, autenticidade e claro os seus gols , porque Chulapa sabia e muito fazer gols.

Chulapa como Auxiliar técnico do Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário