terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GIOVANNI - O MESSIAS

Conforme publiquei ontém, hoje irei falar sobre um dos meus maiores ídolos no futebol , o Messias da Vila Belmiro - GIOVANNI.

Giovanni gênio da camisa 10
Don Giovanni da Vila Belmiro , chegou ao Santos ainda desconhecido em 1994, considerado mais uma aposta que o clube fazia em uma fase muito difícil que o Peixe atravessava, começou como reserva do meia Neto , entrando aos poucos na equipe , já nas primeiras atuações começou mostrando sua elegância e talento e deixou a torcida empolgada com o futuro dele no Peixe. Na virada do ano a diretoria santista , a época com a política de pés no chão (onde o clube só gastaria o que arrecadasse) montou um time com alguns pratas da casa (Edinho , Marcus Paulo, Marcelo Passos, Carlinhos, etc), algumas contratações ( Jamelli e Macedo) e a aposta nos novatos chegados em 94, Narciso e Giovanni. Num time com melhores jogadores que o ajudaram mais , Giovanni começou a desfilar o futebol que o consagraria meses depois como o melhor jogador brasileiro de 1995, formou uma excelente dupla com Jamelli e o Santos fez um ótimo campeonato paulista , mais foi no Brasileirão daquele ano que Giovanni explodiu e virou o grande craque, que para muitos até hoje é o segundo maior camisa dez da história do Santos , depois de Pelé , claro. No campeonato brasileiro daquele ano Giovanni fez partidas memoráveis , grande gols , dribles, chapéus , passes , toques de calcanhar e desfilou elegante pelos gramados envergando a pesada camisa 10 do Santos.
Giovanni no histórico jogo contra o Fluminense em 95
Na semifinal daquele campeonato ele teve a maior atuação da carreira que foi no jogo Santos 5 x 2 Fluminense , e uma das 03 maiores atuações individualmente de um jogador, que eu já vi na minha vida , ele só faltou fazer chover naquela partida . O Santos entrou precisando ganhar por três gols de diferença para chegar a final do campeonato, e Giovanni carregou o time naquela vitória épica e histórica , fez dois gols e deu passe para outros dois gols. O Santos chegou a final e o craque que havia pintado os cabelos de vermelho jogava demais , porém, o árbitro da partida final fez o que todos já sabem e o título foi para o Botafogo deixando o Santos de Giovanni com o vice-campeonato. Em 1996 Giovanni continuo desfilando seu repertório de camisa 10 a moda antiga pelo campeonato Paulista , onde acabou como artilheiro , porém uma proposta irrecusável do Barcelona (Espanha) tirou o craque de sua torcida . Giovanni deixou o Santos e foi se aventurar na Europa onde jogou pelo Barcelona (1996 a 1999) e pelo Olympiakos da Grécia (2000 a 2005) , nesses dois clubes Giovanni foi campeão várias vezes.

Craque na Seleção
Nesse período de Europa , aconteceu mais uma injustiça na carreira do craque... foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 98, na estréia da Seleção Brasileira o técnico Zagallo o escalou como volante e marcando lateral , claro que ele que era um grande meia armador que jogava para frente, não foi bem e o técnico que o escalou completamente fora da sua posição o tirou da equipe a partir do segundo jogo e o deixou no banco de reservas (lembrando que o Brasil foi vice-campeão naquela Copa), Zagallo que algumas pessoas dizem não simpatizava muito com Giovanni , talvez por isso tenha escolhido essa posição para ele , para queima-lo, quem sabe.
Em 2005, o craque resolveu voltar ao Brasil para jogar novamente no seu Santos Futebol Clube , a torcida santista fez uma festa imensa para receber o seu ídolo , o Santos vivia grande fase e Giovanni se encaixou perfeitamente no time e já voltou jogando muita bola , porém , a diretoria começou a vender jogadores primeiro saiu Léo , depois Deivid e por último Robinho ...Giovanni virou a estrela solitária no Santos novamente , porém dois episódios marcaram 2005 para Giovanni dentro do Santos , primeiro a atuação digna de Pelé (que estava vendo e o aplaudiu) no jogo Santos 4 x 2 Corinthians , onde Giovanni ofuscou Robinho , e jogou demais , deu passes de calcanhar, dribles ,lançamentos e fez um golaço inesquecível de fora da aréa . O outro espisódio que marcou foi que esse mesmo jogo ( 4 x 2) foi remarcado devido aos escândalos de arbitragem no Brasil , o Santos jogou novamente contra o Corinthians, o jogo seguia empatado (2 x 2) quando o arbitro marcou um pênalti inexistente a favor do Corinthians que bateu e marcou 3 x 2 ...na saída da bola Giovanni deu uma bica na bola e mandou direto para as arquibancadas , demonstrando toda sua revolta e indignação , representando a indignação de cada santista . No inicio de 2006 Giovanni saiu do Santos após mais um episodio de ingratidão cometido pela diretoria santista a época , porém voltou a Vila Belmiro para encerrar de forma brilhante sua carreira e sua história de amor com o Santos e com a torcida santista. Foi contratado para dar sua contribuição ao time fantástico que o Santos formou em 2010 e ao lado de Robinho, Neymar, Léo, Ganso, Arouca , etc...formou um dos melhores Santos de todos os tempos e venceu o Campeonato Paulista (seu primeiro título com a camisa do Santos) e a Copa do Brasil , depois disso Giovanni, tímido como sempre foi, não quis uma partida de despedida e foi viver na sua terra Natal no Pará.
Giovanni tinha um estilo clássico de jogar futebol, era alto, elegante no trato com a bola , chutava bem, driblava em espaços curtos , tinha passadas largas , cobrava bem faltas , lançava , errava poucos passes , tinha uma visão de jogo privilegiada ...acredito que Giovanni só não foi maior , porque não fazia marketing pessoal, apenas jogava bola e jogava muita bola , dos que vi jogar foi o maior camisa 10 , sei que Pelé , Maradona, Zico , Didi , foram melhores que ele, mais dos que eu vi jogar, ele foi o melhor , ídolo da minha geração, Giovanni tem uma relação de amor com a torcida do Santos que é inexplicável , acredito que seja porque ele devolveu o amor próprio e o orgulho para torcida do Santos com aquelas atuações em 95 , acredito que esse seja o grande motivo da eterna gratidão, do carinho , amor e respeito entre Giovanni e torcida santista.
Ele foi um craque , um jogador genial , que (como eu disse acima) por não fazer marketing pessoal e ser tímido, não fez tanto sucesso como merecia.
G10 o Messias do Santos !

Giovanni agradeçendo a torcida e erguendo a taça do Paulistão 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário