terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EDU – CRAQUE DA PONTA ESQUERDA


Edu grande craque da história do futebol brasileiro
Edu foi um dos maiores pontas pela esquerda de toda história do futebol brasileiro, revelado pelo Santos Futebol Clube estreou nos profissionais em 1965, aos 15 anos de idade e era considerado o grande substituto de Pepe que estava em final de carreira.
Jonas Eduardo Américo, o Edu, nasceu em 06/08/1949 em Jaú, interior de SP, e chegou a Vila Belmiro ainda nas categorias de base.
Teve um inicio fantástico e já no seu primeiro ano como profissional foi convocado para Copa do Mundo de 1966 por Vicente Feola (técnico da Seleção Brasileira a época) aos 16 anos de idade e é até hoje o jogador mais jovem a ser convocado para disputar uma Copa do Mundo. Além de disputar a Copa de 1966, o craque disputou mais duas Copas: 1970 onde conquistou o Tri-campeonato como reserva, e a Copa de 1974.
Jogador de raríssima técnica, o canhoto Edu driblava como poucos e tinha chutes precisos e potentes com sua perna esquerda. Formou durante alguns anos uma dupla espetácular com Pelé e os dois se completavam, algumas pessoas dizem que depois de Coutinho, o melhor parceiro de Pelé tenha sido Edu. Algumas pessoas dizem também que Edu só não foi mais craque, pois tinha alguns problemas em manter o peso e a condição física. Técnicamente substituiu muito bem ao Pepe e fez partidas memoráveis com a camisa 11 do Santos onde jogou de 1965 até 1976 e fez 584 jogos marcando 183 gols, conquistando vários títulos dentre eles 01 Campeonato Brasileiro, 04 Campeonatos Paulista, 01 Recopa Mundial, 01 Recopa Sulamericana e 01 Torneio Rio-SP.
Se transferiu do Santos para o Corinthians em 1977 e conquistou mais um Campeonato Paulista, depois de alguns meses se transferiu para o Internacional onde jogou até 1978 e logo em seguida foi jogar no Monterrey do México onde conquistou alguns títulos e voltou a ter grandes atuações, depois voltou ao Brasil e encerrou a carreira no pequeno Dom Bosco em 1985.
Após a aposentadoria Edu continuou jogando bola pelos times de máster do Santos e até do Corinthians e pela Seleção Brasileira de máster. É muito comum você ver Edu em eventos no Santos Futebol Clube, pois além de ser um dos maiores craques da história do Santos, Edu se declara santista de coração, mora na cidade de Santos e tem uma forte ligação de carinho e respeito com toda torcida santista.
Edu é sem dúvida mais um gênio do futebol brasileiro.

Edu com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol




Nenhum comentário:

Postar um comentário