sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PEPE - O CANHÃO DA VILA

Pepe - O maior ponta esquerda da história
José Macia , mais conhecido como Pepe , foi um grande craque do futebol brasileiro , um dos maiores ponta esquerda de todos os tempos no futebol mundial, nasceu na cidade de Santos em 25/02/1935.
Pepe tem uma relação de amor com o Santos Futebol Clube o único clube que ele defendeu em toda sua carreira de jogador profissional (atuou no Santos de 1954 a 1968) , fez parte do maior ataque de todos os tempos formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. É o segundo maior artilheiro da história do Santos tendo marcado 405 gols em 750 partidas vestindo a camisa 11 do Peixe. Porém segundo palavras do próprio Pepe ele é o maior artilheiro humano da história do Santos, afinal : "Pelé é de outro planeta" , sempre diz o carismático ex-jogador.
Conhecido também como Canhão da Vila , devido ao seu fortíssimo chute de perna esquerda , Pepe era também um jogador de muita técnica , habilidade, que atacava muito pela esquerda e costumava marcar muitos gols acima da média para um ponta esquerda a época. É considerado por muitos o maior ponta esquerda de todos os tempos no futebol mundial. Uma característica marcante eram suas cobranças de faltas, sempre uma grande arma usada por Santos F.C. e pela Seleção Brasileira de Futebol.
Pepe fez parte também das campanhas da Seleção Brasileira, campeã nas Copas de 1958 e 1962, porém contundido nas duas Copas não pode atuar e cedeu seu lugar de titular a Zagallo. Disputou pela Seleção Brasileira 40 jogos e marcou 22 gols.


Pepe com seu grande parceiro e amigo Pelé

A carreira do ex-ponta esquerda foi marcada por muitas conquistas pelo Santos e pela Seleção, no Peixe conquistou: Dois títulos Mundiais Interclubes, Duas Taças Libertadores da América, Cinco Campeonatos Brasileiros, Uma Recopa Sulamericana, Onze Campeonatos Paulistas, Quatro Rio-São Paulo e vários outros torneios. Na Seleção conquistou: Duas Copas do Mundo e Duas Copas Rocca.
Pepe encerrou sua carreira de jogador e inciou a carreira de técnico de futebol , seu primeiro clube foi o próprio Santos em 1973 já sendo campeão Paulista. Treinou ainda com sucesso São Paulo, Inter de Limeira, Portuguesa Santista, Seleção do Peru, Verdy Kawasaki/JAP e o Guarani onde encerrou a carreira de técnico em 2003.
Pepe além de ser um dos grandes Gênios da história do futebol é um ser humano maravilhoso , um contador de "causos"  engraçados do mundo da bola e uma pessoa carismática. Tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente no ano 2000 em uma partida do Santos que fui assistir no Pacaembú contra a Ponte Preta (ele era na época diretor da Ponte) e consegui cumprimenta-lo e pegar um autógrafo que guardo até hoje com imenso carinho.
Pepe está eternizado para sempre na história do Santos e do futebol Mundial.

José Macia se tornou hoje um grande contador de história sobre futebol


2 comentários:

  1. Fala, Luiz, blz?

    Muito legal esta sua narrativa sobre o Pepe. Que frase de efeito, hein? Ver ele dizer que 'é o maior artilheiro humano da história do Santos, afinal: "Pelé é de outro planeta...' mostra grande humildade da parte dele.

    Legal saber que ele foi técnico da Inter de Limeira. A Inter aqui já há muito tempo não anda bem...

    Está rolando por aqui jogos da Copa São Paulo. Parece que amanha vão jogar Santos e Guarani.

    É isto aí.

    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Fala Silvano!!
    Verdade Pepe sempre diz isso em entrevista ...e é verdade mesmo né ? rs

    O Pepe foi mesmo técnico da Inter de LImeira e conseguiu o maior título da história do time ai de Limeira que foi o Campeonato Paulista de 1986 em cima do Palmeiras, sabia disso?

    Abração e obrigado por estar sempre deixando seus comentários aqui no blog.

    ResponderExcluir