sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DIEGO ARMANDO MARADONA – EL PIBE

Maradona o maior jogador da história da Argentina
Diego Armando Maradona é o melhor jogador da história da Argentina e segundo muitos é o segundo melhor jogador de toda história do futebol Mundial, em recente eleição feita pela FIFA, Dieguito ficou em terceiro lugar perdendo para Pelé em primeiro e para o seu compatriota Alfredo Di Stéfano em segundo lugar. Porém na minha opinião ele é o segundo melhor do mundo perdendo somente para o Rei Pelé.
Maradona nasceu em Lanús no interior da Argentina em 30/10/1960, e teve uma infância muito pobre até que aos 9 anos de idade foi convidado a fazer parte das categorias de base do Argentinos Juniors, começou a jogar profissionalmente aos 15 anos de idade e começou a desfilar seu futebol simplesmente espetácular , ainda menino a mágica perna esquerda do argentino já fazia os torcedores encherem os olhos. Maradona sempre teve a melhor perna esquerda do futebol mundial, desfilou durante toda a sua carreira um repertório de passes, lançamentos, dribles curtos, chutes potentes , cobranças de faltas, pênaltis e escanteios, enfim, um repertório maravilhoso de jogadas geniais desse Gênio do futebol argentino e mundial.
Maradona jogou no Argentinos Juniors de 1976 até 1981 , disputou 166 partidas e marcou 116 gols, depois transferiu-se para o seu clube de coração o Boca Juniors em 1981 e disputou 40 jogos anotando 26 gols e conquistando o Campeonato Argentino,  já no ano seguinte em 1983 se transferiu para o Barcelona da Espanha onde faturou a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha disputando pelo time espanhol 58 jogos e marcando 38 gols. Em 1984 Maradona foi negociado com o Napoli da Itália aonde alcançou o auge de sua carreira, formou uma dupla espetácular com o brasileiro Careca e transformou o Napoli de time pequeno em time grande, chegou ao Napoli em 1984 e ficou até 1991, conquistando 02 Campeonatos Italianos, 01 Copa da UEFA e 01 Copa da Itália , encerrou seu ciclo fantástico no time napolitano e já em inicio de decadência foi para o Sevilla da Espanha porém teve uma passagem rápida e discreta e decidiu retornar a sua Argentina e ao seu povo que tanto o amava e idolatrava. Voltou em 1993 ao Newll’s Old Boys porém sua passagem foi marcada por contusões e problemas para controlar o peso e a forma física, disputou somente 05 jogos oficiais e alguns amistosos. Maradona andava com vários problemas físicos e pessoais, inclusive com uso de drogas, porém El Pibe ainda criou forças, entrou em forma novamente e se preparou muito para disputar a Copa do Mundo de 94, jogou , marcou gol , porém foi pego em um exame antidoping e foi banido da Copa e pegou uma suspensão de 15 meses. Após a punição e já encerrando a carreira Maradona acertou sua volta ao Boca Juniors, já que seu grande sonho era encerrar a carreira em La Bombonera. Jogou de 1995 até 1997 entre bons jogos e contusões, e encerrou sua carreira em 1997 jogando um clássico contra o River Plate, vitória do Boca por 2 x 1 e onde Dieguito saiu para dar lugar a outro grande jogador Riquelme.

O Gênio com a camisa 10 da Seleção Argentina na Copa do Mundo de 1986
Seleção Argentina de Futebol:
Sempre foi uma relação de amor, dedicação e respeito a relação de Maradona com a Seleção Argentina de Futebol , foi convocado pela primeira vez em 1977. O craque disputou 04 Copas do Mundo (1982,86,90 e 94) conquistou como grande craque da Copa e capitão da Seleção a Copa do Mundo de 1986. Foi vice-campeão na Copa do Mundo de 1990. Disputou com a famosa camisa 10 azul e branca 91 jogos (entre 1977 e 1994) marcando 34 gols. A idolátria que o povo argentino nutre até hoje por Maradona se deve sem dúvidas as partidas memoráveis que ele fez pela Seleção Argentina e principalmente as partidas geniais da Copa de 1986.

Treinador de Futebol :
Maradona iniciou a carreira de treinador de futebol em 1995 dirigindo por um breve período o Rancing , depois com graves problemas de saúde ficou sumido do mundo do futebol e voltou com força total como técnico da Seleção Argentina em 2008. Disputou a Copa do Mundo da África em 2010 e chegou até as quartas de final com a Seleção Argentina. Hoje Dieguito é técnico do Al Wasl .

O técnico Maradona na Copa do Mundo de 2010
Diego Maradona teve vários problemas pessoais e físicos durante sua vida , porém, eu prefiro exaltar aqui o Maradona jogador de futebol e isso ele fez como poucos, El Pibe de ouro jogou muita bola, na minha opinião foi mesmo o segundo maior jogador de todos os tempos, um craque espetácular e que deve ser admirado por tudo que fez dentro de campo. É considerado o maior ídolo da história da Argentina com todos os méritos. Maradona pode ser definido em apenas uma palavra dentro dos campos de futebol : GÊNIO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário