sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A prioridade são os clubes, não a Seleção.



Tenho ouvido muitas declarações nas entrevistas que vejo de alguns técnicos (como Muricy Ramalho), de presidentes de clubes e de alguns jornalistas de que a prioridade no momento é a Seleção Brasileira. Eu não concordo.
Se fizerem uma pesquisa em todas as cidades brasileiras conversando e entrevistando quem gosta e acompanha futebol, até mesmo em um bate papo num boteco, vocês constataram que o mais importante para os torcedores são os clubes. Os torcedores e amantes do futebol amam os seus clubes, se preocupam somente com eles. A esmagadora maioria do torcedor brasileiro torce e acompanha a Seleção só em época de Copa do Mundo, ou seja, um mês de quatro em quatro anos.
Mais um motivo para reforçar minha opinião, é que são que os clubes que investem nos jogadores, são eles que têm categorias de base, que gastam muito dinheiro para formar jogadores e segura-los em seus elencos, são os clubes que mantém o futebol em todos os sentidos e principalmente que mantém acesa a paixão dos torcedores pelo futebol. Ai vem a CBF e tira os jogadores dos clubes sem pagar nada, fazendo com que consequentemente desfalquem seus clubes por vários jogos, o que prejudica bastante todas as equipes que fazem um esforço grande para pagar bons jogadores.
Isso tudo é um absurdo, e já me encheu ouvir que a Seleção é a prioridade, prioridade são os clubes, porque se não fossem os clubes, não existiria a Seleção que hoje se tornou um grande negócio e todo torcedor sabe disso. Se querem “usar” os jogadores dos clubes, deveriam ao menos tentar organizar um calendário decente que não tirasse, por exemplo, Neymar do Santos em 70% dos jogos do clube nesse Campeonato Brasileiro até o momento. Uma vergonha.
O que os clubes ganham com jogadores na Seleção?? NADA! E não venham me dizer que ganha visibilidade e que é mais fácil para vender um jogador, isso é balela, antigamente sim, pois não tinha TV e nem Internet, hoje com Internet e TV não precisa da vitrine da Seleção, até porque os clubes do exterior, quando querem, vem buscar jogadores ainda “de fraldas” nas categorias de base, eles tem olheiros, agentes e a Internet a seu favor. Para terminar, os clubes devem ser prioridade sempre, a Seleção deveria se reunir somente para jogos oficiais (Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo) e os campeonatos disputados pelos clubes deveriam parar na época desses torneios oficiais disputados e voltar somente quando a Seleção tivesse devolvido todos os jogadores aos seus clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário