A mudança no calendário do futebol brasileiro é muito comentada, porém, absolutamente nada é feito na prática para que seja mudado alguma coisa.
É no mínimo errado e ruim o que fazem com os clubes que chegam as fases decisivas dos Campeonatos disputados no primeiro semestre (Estaduais, Taça Libertadores e Copa do Brasil) e que deveriam ser premiados por estarem disputando e ganhando títulos e não penalizados, tendo que abrir mão de um campeonato tão importante quanto o Brasileirão, que é de longa duração e que não deveria ser tão grande assim.
Como pode, por exemplo, o Santos jogar uma Final de Paulistão em um domingo, na quarta-feira disputar uma partida de quartas de final de Taça Libertadores e no domingo estrear no Campeonato Brasileiro, mais uma vez eu pergunto, como pode?
Aí começam as lesões nos jogadores, as convocações para amistosos sem valores nenhum da Seleção Brasileira, enfim, o clube tem que acabar escolhendo qual campeonato ele irá querer ganhar, porque mesmo tendo um grande time com condições de ganhar os títulos de todos os campeonatos, os clubes não conseguem pois são prejudicados constantemente pelo calendário do futebol nacional e outras vezes pela Seleção Brasileira e seus amistosos.
Desculpe-me quem pensa ao contrário, mais a grande razão de ser do futebol são os torcedores e a grande razão dos torcedores amarem futebol são os seus clubes. O torcedor gosta mesmo é dos clubes não da Seleção, o torcedor geralmente gosta e acompanha a Seleção para ver jogadores do seu clube lá, exceção é a Copa do Mundo que ai sim o torcedor abraça a Seleção Brasileira, mais no dia a dia, a paixão do torcedor de futebol são os clubes, façam uma pesquisa informal perguntando a todos que vocês conheçam o que eles preferem, o clube de coração ou a Seleção Brasileira e vocês comprovarão que estou certo. E esses clubes, tão amados, são penalizados com um calendário cada vez mais cheio de jogos que faz com que os clubes de melhor desempenho tenham que jogar com times reservas, como estão fazendo Santos e Corinthians, por causa da Libertadores que é o títulos mais importante, e podem perder o resto do ano, porque o calendário faz com que se embole o inicio do Campeonato Brasileiro com uma fase tão decisiva de um torneio que dá o título de melhor time das Américas ao vencedor. E como o Campeonato Brasileiro é por pontos corridos, depois fica muito difícil um time ir buscar, por exemplo, 15 pontos de diferença.
Acredito que quem organiza o futebol, deve ganhar e bem para fazer tabelas de jogos, enfim, o calendário do futebol e não estão fazendo um bom trabalho.
Uma saída para mim seria diminuir pela metade os jogos dos Campeonatos Estaduais, podia-se fazer um Campeonato Estadual de Janeiro a Março, a Taça Libertadores e a Copa do Brasil de inicio de Fevereiro a Maio e o Campeonato Brasileiro de inicio de Junho até o inicio de Dezembro. Não seria o ideal, mais já ajudaria bastante e não penalizaria tanto os clubes que estão nas fases decisivas da Libertadores e da Copa do Brasil, como tem sido nos últimos anos, onde fica praticamente impossível o time que chega a uma semifinal e/ou final de Taça Libertadores conseguir faturar o Brasileirão também. Esperamos que um dia, qualquer interesse diferente ao futebol, possa ficar de fora e somente a organização e o bem estar dos clubes e consequentemente dos seus torcedores prevaleçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário