terça-feira, 26 de junho de 2012

Emerson Leão cai !!! Como sempre o técnico é o culpado


O técnico Emerson Leão
O técnico Emerson Leão foi demitido do comando do São Paulo hoje pelo presidente do clube do Morumbi, Juvenal Juvêncio. Mais uma vez foi aplicada uma tática comum no futebol brasileiro e mundial: Se alguma coisa deu errado e o clube não conseguiu títulos, manda o técnico embora.
Afinal é muito mais fácil mandar uma pessoa embora (o técnico), do que mandar 10, 15 jogadores ou mesmo ter que admitir falha e incompetência na diretoria do clube.
Não concordo com essa postura, acredito que o técnico tem que ter seqüência no clube, já vimos inúmeros exemplos de que isso funciona. A alguns casos que realmente não tem jeito e o técnico não tem nada a acrescentar, mais são alguns casos raros. Na maioria dos casos o mau andamento de um clube se deve a maior parte aos jogadores e a diretoria, como também o sucesso do clube se deve a maior parte aos jogadores que são quem resolvem dentro de campo.
Nos últimos 20 anos a figura do técnico ganhou muita fama e uma importância maior do que realmente deveria ter. Um time pode contratar o melhor técnico do mundo, se não tiver bons jogadores e alguns craques, o técnico não vai conseguir montar um grande time e trazer títulos, afinal, não se faz omeletes sem os ovos.
Acho que o grande mérito de um técnico de futebol é saber agregar e motivar o grupo e não inventar, montar um esquema tático que respeite as características dos jogadores.
Quanto ao técnico Emerson Leão, acredito que foi um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, mais como tudo na vida é fase, a fase dele como técnico já está chegando ao final, como a de outros técnicos da mesma geração dele. O duro é pensar em quais são as opções para substituir a geração desses bons treinadores que estão chegando ao final, casos de Leão, Luxemburgo e Felipão. O único que mostrou valor até agora foi Muricy Ramalho, os outros são apenas apostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário