terça-feira, 11 de setembro de 2012

Seleção dos últimos 20 anos (1992 a 2012)



Há tempos venho pensando em montar no blog uma Seleção de todos os melhores jogadores que vi jogar, mais somente dos que eu vi ao vivo, tirando os que só vi em vídeos e livros. Claro que temos muitos craques das gerações anteriores que superam a grande maioria das gerações que vi. Porém acompanho muito futebol desde 1992 e vi vários bons jogadores e alguns craques jogarem nesse período vi das arquibancadas jogadores como Giovanni, Robinho, Neymar, Romário, Ronaldo, Edmundo, Viola, Muller, Rivaldo, Ricardo Rocha, enfim, vários nomes importantes do futebol brasileiro nos últimos 20 anos.
E irei listar abaixo o meu time, com os 11 melhores jogadores que vi atuar dentro de campo.


Goleiro: Taffarel, vi muitos goleiros bons, vi milagres espetaculares de Zetti, Marcos, Fábio Costa e tantos outros, mais Taffarel era um goleiro sensacional, frio, calmo, seguro e excelente pegador de pênaltis, além disso, a primeira grande defesa que eu vi um goleiro fazer, a mais decisiva foi dele na final da Copa de 94 na disputa de pênaltis contra a Itália.

 Lateral direito: Cafu, apesar de não ter tido uma qualidade técnica espetacular, a história, as conquistas e a falta de concorrentes a altura fazem de Cafu o melhor lateral direito que vi jogar. Disputou quatro Copas (94,98,2002 e 2006) e conquistou duas, além de inúmeros títulos e conquistas por São Paulo, Palmeiras e Milan.

Zagueiro central: Alex, infelizmente por ser tímido e não ter nenhum marketing pessoal, o zagueiro Alex revelado pelo Santos e atualmente no PSG (França), não tem o devido reconhecimento que merecia. Um zagueiro técnico, clássico, bom na bola aérea e excelente cobrador de faltas, Alex é um zagueiro quase perfeito e que deveria ser, ao lado do Thiago Silva, titular da defesa da Seleção na Copa de 2014.

Quarto zagueiro: Ricardo Rocha, o melhor zagueiro que eu vi jogar, disputou duas Copas do Mundo (1990 e 1994) e conquistou vários títulos. Zagueiro rápido, perfeito nas antecipações e com uma qualidade técnica muito acima dos zagueiros normais de sua época, era um grande líder e reconhecidamente é um dos melhores da história.

Lateral esquerdo: Branco, fiquei com muitas dúvidas para decidir qual foi o melhor lateral esquerdo que vi jogar. Fiquei entre Branco, Léo e Roberto Carlos, porém, optei por Branco pela importância que ele teve na conquista da Copa do Mundo de 1994. Dono de uma violenta e certeira patada atômica com sua perna esquerda, Branco vinha sendo muito criticado antes da Copa e se superou sendo um dos grandes nomes na conquista. Branco ainda conquistou vários títulos por vários clubes do Brasil e do exterior em especial pelo Fluminense.

 Volante: César Sampaio, volante de grande capacidade técnica , sabia marcar e sair jogando, dava o primeiro combate, era um grande ladrão de bolas e também sabia sair distribuindo o jogo com grande qualidade técnica, revelado no Santos onde fez um grande sucesso, explodiu mesmo no Palmeiras onde conquistou inúmeros títulos e chegou a disputar a Copa do Mundo 98.


Meia I: Rivaldo, grande craque canhoto, tinha uma habilidade e uma qualidade impressionantes, tímido nunca foi reconhecido como merecia, porém, foi eleito pela FIFA melhor jogador do mundo e ganho títulos importantíssimos no Palmeiras, no Barcelona e na Seleção Brasileira onde disputou duas Copas (1998 e 2002) e conquistou uma como o grande craque (em minha opinião) da conquista.

Meia II: Giovanni, O maior meia clássico dos últimos 20 anos no futebol brasileiro, outro que por falta de marketing não teve tanto reconhecimento como merecia e deveria. Tinha o estilo clássico dos meias de antigamente, armava o jogo como poucos, sabia cobrar faltas, pênaltis e com suas passadas largas e frieza fazia grandes jogadas e gols. Seu futebol lembrava o futebol de grandes craques passados como Ademir da Guia, Pita e Sócrates. Revelado pelo Santos onde é ídolo, Giovanni jogou ainda com sucesso no Barcelona e disputou a Copa do Mundo de 1998.

Atacante I: Robinho, fiquei em dúvida entre Robinho, Muller e Edmundo, porém, o meu lado santista falou mais alto e escolhi Robinho. A final o show desse jogador que presenciei em dezembro de 2002, na final do Brasileiro de 2002, é inesquecível. Jogador de muito talento e grande qualidade técnica, Robinho fez história no Santos e conquistou títulos no Real Madrid e no Milan, disputou ainda duas Copas do Mundo (2006 e 2010) e merece estar na próxima. Grande craque e eterno Rei das Pedaladas.

Atacante II: Romário, o baixinho era simplesmente o Rei da grande área, não sabia só fazer gols, era frio, marrento e tinha uma grande habilidade, foi o grande craque na conquista do Brasil na Copa do Mundo de 1994 e fez muitos gols e golaços na carreira, chegando a impressionante marca de 1000 gols (questionada por alguns), mais uma marca que mostra o faro de gol do ex-jogador. Conquistou títulos importantes em clubes grandes (Barcelona, PSV, Flamengo, Vasco e Fluminense) e sempre foi matador por onde passou.

Atacante III: Neymar, um dos melhores e mais habilidosos jogadores que já vi jogar, sei que ainda tem muito tempo de carreira, porém, o que o Menino da Vila já fez em 04 anos de carreira supera os títulos e o bom futebol de muitos jogadores considerados craques e já com a carreira encerrada. Neymar tem uma habilidade técnica fora do comum, consegue dar dribles e fazer gols espetaculares e tem um carisma grande que o credencia a brilhar muito no decorrer de sua carreira. Um jogador genial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário