sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Futebol e Amigos !!


Galera reunida em mais um domingo de futebol na Unidos
Nunca fui nenhum craque de futebol, longe disso....mais sempre gostei de bater a minha bolinha , principalmente na adolescência. Quando tinha uns 12 anos de idade meu pai comprou um bar dentro de uma quadra de Futsal foi lá que comecei a jogar futebol de salão. Jogava com meus amigos quase todos os dias, e lá joguei por muitos anos, mesmo depois que meu pai se desfez do negócio, continuei a freqüentar a Quadra Unidos (esse é o nome da quadra), essa quadra era nossa Vila Belmiro, minha e dos meus amigos Daniel, Tiquinho, Alexandre, Valter, Trajano e tantos outros... e assim foi até os meus 20 anos de idade mais ou menos.
Joguei muito também na época de adolescência na praia, principalmente em Peruíbe, onde sempre passava as férias e os finais de semana. Fizemos grandes jogos nas areias das praias de Peruíbe, eu juntamente com meus primos William, Rodrigo e Paulinho e alguns amigos. Além é claro do “clássico” de Reveillon entre os casados e solteiros da família onde reuniam-se: eu, meu pai, meus tios e primos, era muito divertido e disputados os jogos sempre com muitos gols e alegria e até com algumas brigas.
Depois dos 20 anos fui diminuindo a minha “vida de jogador de futebol”, passei a jogar bola de vez em quando no campinho de grama em Mairiporã na casa do meu sogro com ele e com meu sobrinho Gabriel, e às vezes um casados e solteiros (ai já jogando no time dos casados) com o pessoal de Mairiporã. Além de algumas peladas mais recentes disputadas já quase sem fôlego nos campinhos da casa de um primo em Piracaia.
Porém nenhuma dessas se compara as partidas disputadas pela minha classe na época da escola ...o time do 1º F no Mocam em 1995. Eu tinha 14 anos e fizemos um grupo de amigos que se entrosaram rápido e formamos uma grande amizade logo no inicio das aulas, dali começamos nas aulas de Educação Física a formar o nosso time de futsal que viria a ser o melhor time que eu já joguei em toda minha vida, tínhamos os titulares (Trajano, Eu, Mongo,Rafael e Édson) e os reservas (Loid, Gallo, Carlão e Jefferson). Disputamos o Inter-classes (o campeonato oficial da escola) mais com alguns desfalques: Edson machucado, Jefferson e o Carlão que não quiseram disputar e Eu machucado não joguei e fui treinador do time (minha primeira experiência de técnico)..rs.
Fomos eliminados se não me engano nas quartas de final. Porém esse inter-classes tinha sido disputado no primeiro semestre e tínhamos a palavra oficial da escola que teríamos outro no segundo semestre. Começamos então a treinar e a jogar direto, jogávamos todos os dias, dentro e fora da escola, chegávamos até a cabular aulas para ficarmos nas quadras jogando bola, até mesmo com bola dente de leite as vezes treinávamos (pois a professora as vezes não queria liberar a bola de futsal para jogarmos), começamos a cobrar a escola para que iniciasse o 2º inter-classes, porém nossa professora a época com “preguiça” de organizar o campeonato não quis mais fazer, porém, todas as salas extra-oficialmente se conversaram e organizamos um inter-classes não oficial. Jogamos contra oitavas séries, primeiros e segundos colegiais e sempre com vitórias e grandes partidas de todos, por fim chegamos mais ou menos em novembro e fomos disputar a grande partida que todo período da manhã no Mocam daquele ano queria ver, o time do 3º que havia sido campeão do inter-classes contra o nosso time, fizemos um grande jogo, o Rafael (o melhor cara que já joguei futebol junto só não foi profissional porque não correu atrás) jogou demais e quando o jogo estava empatado um grande amigo meu na época, o Gallo, entrou no jogo e do meio da quadra encheu o pé e viramos o jogo para 2 x 1 e automaticamente vencemos o campeonato extra-oficial e se ganhamos o tira teima contra o melhor time da escola naquele ano, nós nos consideramos campeões morais do inter-classes, foi assim que nos auto-entitulamos. Mais independente de termos sido campeões ou não, aquele time foi o melhor que já joguei, éramos muito unidos e amigos, jogávamos de segunda a sexta-feira e ainda de domingo, o estilo de cada um se completava na quadra, era realmente impressionante.


Uma parte do time do 1ºF no Mocam em 1995
Trajano era goleiro, um dos melhores que já vi jogar, tinha uma técnica acima da média, só não gostava das cobranças que eu como capitão do time lhe fazia e as vezes abandonava as quadras...risos....mais era um grande goleiro. Mongo, apelido do meu amigo José Geraldo que jogava muito bem, marcava bem e errava poucos passes, eu e ele formamos nas quadras e nos campos sempre uma boa dupla de zaga, Edson era uma espécie de meia atacante, vinha buscar a bola e carregava ela bem, com muita velocidade e habilidade, o único defeito é que às vezes achava que jogava mais do que realmente jogava...risos....e o Rafael que era o “Pelé” do nosso time , o mais habilidoso, sabia fazer gols de todos os jeitos, chutava com as duas pernas, driblava como poucos e era muito inteligente dentro das quadras e modéstia a parte, aproveitava muito dos meus bons lançamentos para colocar a bola para dentro dos gols adversários.
Tínhamos também três jogadores que estavam sempre jogando que era o bom goleiro Jefferson, apelidado por nós na época de Edinho devido a sua semelhança física com o Edinho filho do Pelé que na época jogava de titular no gol do Santos, tinha o Gallo grande zagueiro, com muita raça e um dos grandes lideres do nosso time e o Loid (Fábio) que tinha muito o estilo de jogo do Edson e era nosso elemento surpresa nos finais dos jogos...aaaa tinha o Carlão, bem ele só entrava no final para com sua altura dar umas cotoveladas na frente e enervar os jogadores já que ele gostava de uma boa briga, por falar em brigas, até nas brigas que normalmente acontecem nos jogos, éramos unidos e um defendia o outro.
Foi um time maravilhoso dentro e fora das quadras, e foi também o melhor ano da minha “carreira de jogador de futebol” sem dúvida nenhuma.
Ficam as boas lembranças daquele tempo e de todos os amigos da época e me recordo sempre com muito carinho de todas essas épocas que citei acima onde me diverti muito praticando esse esporte que é simplesmente maravilhoso, o futebol.


Alegria minha e dos meus amigos após mais um jogo nosso em 1998



4 comentários:

  1. Quem me dera ser tudo isso que vc postou ai, rsrsrsrsrsrs mas gostei muito do que você escreveu e me passou um filme na cabeça de tudo que já fizemos juntos que vontadede voltar no tempo ter de volta a amizade que tinhamos nessa época sem interesse algum apenas o interesse de nos reunirmos tirar sarro com a cara do outro,jogar bola, ir no shopping velhos e bons tempos

    ResponderExcluir
  2. Fala Rafael.
    Que honra você aqui no meu blog..rs
    Você era sim ,jogava muita bola...o melhor com quem eu já joguei junto, mais te consagrei muito com meus lançamentos hein?rsrsrsrsrs
    Verdade saudades dos bons e velhos, mais mesmo distante pelos afazeres da vida a amizade e o carinho de todos nós permanece.
    Volte sempre aqui !!! rsrs....Abraços Pelé...rs

    ResponderExcluir
  3. Meu, simplesmente sensacional esse texto .... Realmente como o nosso amigo "Manguaça" falou, passa um filme na cabeça. Esse time tinha 2 segredos:
    1- Treino. Tinha jogo todo dia, tendo aula de Ed. Fisica ou não. E não tinha tempo ruim, era bola de capotão, bola "dente de leite", bola da escola, quadra principal, quadra lateral, etc. Fora isso, tinha jogo todo final de semana na quadra Unidos, quando nos juntávamos ao Reynaldo, Valter, Puff, Alexandre e a galera da Rua "Campos de Maloca" ...

    2- Amizade. Era Shopping toda semana, Habib's, Mc Donalds, Cinemas, Missas, trabalhos na Biblioteca Renata, fliperamas na praça Sampaio Vidal, fitas de jogos aos Domingos, etc. Lembra que o Galo sempre atrasava ???? Culpa de morar no Iguatemi .... kkkk (Nega olha o barranco, Nega !!!!!!kkkkk)

    Finalizando meu post, seguem os apelidos:

    Eu- Trajano
    Marcio- Gallo
    Luiz- Pamonha
    Walter- Tucano
    Jefferson- Edinho
    Rafael- Manguaça
    Edson- Porcelana
    Jose Geraldo- Mongo
    Fabio- Loid
    Fabio (se não me engano)- Puff
    Carlos- Carlão (Puta mão de vaca) Ofereceu Groselha na casa dele ...

    Abraço !!!!

    ResponderExcluir
  4. Fala Trajano, realmente nossa turma inteira era espetácular, passamos momentos excelentes e sempre lembraremos disso até ficarmos velhos. Sobre nosso time era isso mesmo, jogavamos muito e tinha um entrosamento excelente tanto dentro quanto fora das quadras. Mais o mais legal disso tudo é essa amizade que tinhamos e que mesmo distante sempre estará presente em todos nós.
    AA e seu apelido era outro viu , não era só Trajano não....rsrs...e o meu era Zé, não tinha nada de Pamonha ...rsrsrsrs
    Abraços e valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir