Como diz o hino “Agora quem dá bola é o Santos”, e quem deu a bola nas Américas em 2011 foi mesmo o Santos Futebol Clube que conquistou após 48 anos a sua terceira Copa Libertadores da América .
O time da Vila Belmiro com uma nova geração comandada por Neymar e Paulo Henrique Ganso , conquistou a Libertadores com todos os méritos.
O inicio da campanha foi bem irregular , ainda sob comando de Adilson Baptista o Santos estreou na competição contra o Dep.Táchira na Venezuela e empatou em 0 x 0 resultado considerado ruim e o time individualmente e taticamente não fez mesmo uma boa partida , na segunda partida o Santos jogou contra o Cerro Porteño , na Vila , e novamente empatou 1 x 1 , resultado que acabou acelerando a queda de Adilson Baptista do comando da equipe , assumiu (interinamente) Marcelo Martelotte que comando o Santos no Chile e mesmo lutando muito o Peixe saiu derrotado por 3 x 2 e com a sua classificação a próxima fase muito ameaçada, no returno da fase de grupos, o Santos tinha que vencer os seus três jogos restantes para se classificar. No primeiro jogo do returno recebeu na Vila Belmiro o mesmo Colo Colo , e a sorte começou a virar , venceu por 3 x 2 e mesmo com o jogo sendo tumultuado (Neymar, Zé Eduardo e Elano foram expulsos) o Peixe jogou bem e reascendeu as esperanças da torcida . No segundo jogo do returno, já com Muricy Ramalho como técnico da equipe mais sem Neymar e Elano suspensos, o Santos foi ao Paraguai enfrentar o Cerro Porteño naquele que seria o jogo mais difícil até então ...mais numa atuação quase perfeita o Santos venceu por 2 x 1 e confirmou a sua classificação ao vencer sem grandes sustos no Pacaembu lotado o Dep.Táchira por 3 x 1 em grande noite de Neymar. Nas oitavas o Santos enfrentou o bom time do América-México. Na primeira partida na Vila uma vitória por 1 x 0 com gol de Ganso num jogo muito disputado. Na segunda partida o Santos sofreu para se defender e numa atuação de gala do goleiro Rafael o Peixe conseguiu garantir a classificação ao empatar por 0 x 0 . Nas quartas de final o Santos enfrentou o Once Caldas da Colômbia , primeiro jogo em Manizales o time da Vila venceu por 1 x 0 gol de Alan Patrick , no segundo jogo empate por 1 x 1 no Pacaembu e a classificação estava assegurada para a semifinal onde o Santos reencontraria um adversário da primeira fase o Cerro Porteño , na primeira partida com o Pacaembu lotado (eu estava lá inclusive ..rs) o Santos venceu por 1 x 0 com um gol do capitão Edu Dracena , na partida da volta em Assunção no Paraguai empate por 3 x 3 e o Santos após 08 anos estava novamente em uma final de Libertadores . No primeiro jogo da final disputado no estádio Centenário em Montevideu (com 50 mil pagantes) foi disputado um jogo acirrado com poucas chances de gol tanto que o placar final foi um 0 x 0 e a decisão ficou mesmo para o Pacaembu onde a torcida santista fez uma linda festa e viu o Peixe vencer a partida com sobras e com um excelente futebol, por 2 x 1 com gols de Neymar e Danilo e se consagrar como TRI CAMPEÃO DA TAÇA LIBERTADORES.
O Santos disputou 14 jogos com 07 vitórias , 06 empates e somente 01 derrota , teve um aproveitamento de 65% dos pontos disputados. O artilheiro santista na campanha foi o craque Neymar com 06 gols marcados.
O time base do Santos foi formado por: Rafael , Danilo, Edu Dracena , Durval e Léo; Adriano , Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Muricy Ramalho.
PARABÉNS SANTOS FUTEBOL CLUBE – CAMPEÃO DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 2011.
Luiz,
ResponderExcluirDesculpe não ter entrado antes no seu blog. Ando trabalhando muito, rapaz.
Fico feliz que tenha sido criado mais um espaço para falar do nosso Santos.
Desejo-lhe persistência para mantê-lo vivo e fazê-lo crescer. Um blog dá muito trabalho, mas vale a pena.
No seu perfil, inclua seu nome, para que a gente o conheça melhor.
Sucesso e ótimo 2012! Odir Cunha
Odir que honra enorme ter um dos maiores jornalistas do Brasil , e um dos santistas mais ilustres visitando meu blog , muito obrigado de coração pela dica e pela visita ao meu blog.
ResponderExcluirUm grande abraço Odir. Grande honra de verdade!!