terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Museu Pelé

O mito Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé 

Todas as homenagens feitas ao Rei Pelé são poucas para tudo que ele representa para o Brasil , para o futebol brasileiro e mundial e para o Santos Futebol Clube.
Mais com certeza uma das mais belas homenagens ao Rei de Futebol está sendo erguida na cidade de Santos que é o Museu Pelé, com data prevista para inauguração no final de 2012. Estava lendo algumas coisas sobre o museu e me parece que vai ter um acervo riquíssimo com tudo da vida do Rei dentro e fora dos gramados, acho que a cidade de Santos tinha mesmo que fazer uma grande homenagem para o Rei por tudo que ele representa e porque com certeza depois do Santos Futebol Clube quem mais levou o nome da cidade de Santos pelo mundo foi mesmo Pelé.
E agora que Pelé assinou contrato profissional com o Santos para ser uma espécie de embaixador do centenário do Peixe ele estará ainda mais próximo da cidade que o acolheu em 1956 e que ele ajudou a promover por todo mundo.
Acho que todos os santistas e todas as pessoas que gostam de futebol devem estar ansiosos para quando será inaugurado pela prefeitura de Santos o museu , que será sem dúvida mais um ponto turístico maravilhoso dessa linda cidade chamada Santos.
Pelé merece todas as homenagens pelo jogador gênial e espetácular que foi, todos amantes do futebol merecem e precisam conhecer a história de Pelé. E será ótimo ter um espaço com tantas fotos, vídeos e objetos do Rei dentro de um mesmo espaço.
Parabéns a Prefeitura de Santos pelo projeto do museu e vamos aguardar que em breve o museu esteja em funcionamento para nos deliciarmos todos com a história do mito e maior jogador do universo em todos os tempos, o Rei Pelé.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A chatice das especulações no Futebol


Essa época de começo de temporada no futebol é muito chata devido as especulações que você ouve, assisti e principalmente lê, de jogador que chega e jogador que saí, aliás que pode sair ... Um exemplo: cansa ler nas manchetes que o Ganso vai sair, que o Ganso vai ficar, que o Tottenham fez uma proposta, que o Porto fez uma proposta, será que é tão dificil falarmos sobre o futebol, o jogo, os ídolos e o principal ...Os Gols !!!
Quantas vezes o Neymar já foi vendido pela imprensa?? Umas 200 vezes desde de 2010 e ele continua no Santos e renovou contrato dizendo que fica até a Copa de 2014, mesmo assim jornais nacionais e internacionais ainda noticiam, mesmo com o próprio jogador negando, que ele vai para o Barcelona ou Real Madrid....ô assunto chato também esse!!
Mais uma vez as especulações tomam mais espaços na mídia que o inicio dos campeonatos estaduais, é Nilmar chegando ao São Paulo, é Montillo no Corinthians, é Adriano indo para o Flamengo, é Ganso saindo do Santos, etc..etc...se fossem todas notícias concretas, ótimo ...mais a imensa maioria são factoides (como diria Luxemburgo , que bela palavra né..rs) e coisas plantadas que eu particularmente nem ouço e leio mais.
Prefiro me informar e ler coisas sobre as partidas, as jogadas, os gols, os craques....já me cansou ver e ler especulações e noticias por interesses...as vezes até por paixões clubísticas , detona um jogador do rival ou provoca algo para desistabilizar o rival , até isso acontece.
Vamos falar de bola rolando galera (leia-se jornais e programas de hora de almoço na TV) , afinal é isso que é o Futebol .

sábado, 28 de janeiro de 2012

DIEGO - Menino da Vila

Diego com a camisa 10 do Santos, na final da Libertadores de 2003
Diego completou agora em Janeiro 10 anos como jogador profissional . Revelado pelo Santos Futebol Clube o craque estreou em Janeiro de 2002 contra o América -RJ na Vila Belmiro pelo Torneio Rio São Paulo. Desde das categorias de base Diego já mostrava um enorme talento com a camisa 10 do Santos e foi preparado desde do inicio para subir aos profissionais e arrebentar , e foi o que aconteceu. Promovido por Celso Roth, técnico do Santos a época, o meia tinha somente 16 anos de idade e um enorme potencial, meia criativo, com bons passes, lançamentos e uma grande habilidade Diego começou no banco de reservas entrando aos poucos e logo conseguiu sua vaga de titular, porém foi com a chegada de Emerson Leão e com a entrada de Robinho no time titular que Diego explodiu. Fez um campeonato Brasileiro em 2002 espetácular e formou uma dupla maravilhosa com Robinho. Jogador com grande personalidade apesar da pouco idade Diego foi decisivo para o título santista, mesmo tendo saido do jogo final logo no inicio com uma contusão muscular. O Santos foi Campeão Brasileiro de 2002 com grandes jogadas, lances decisivos e gols do seu camisa 10. Em 2003 Diego manteve a média de atuações, algumas vezes uma média até melhor que a do seu parceiro Robinho, o Santos foi vice-campeão da Libertadores e vice-campeão Brasileiro com mais um ano maravilhoso de seu camisa 10, que foi inclusive convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira de Futebol. Em 2004 Diego começou o ano com um grande fracasso na carreira que foi a perda da vaga para as Olímpiadas de Atenas pela Seleção, o meia foi um dos mais criticado pela imprensa , porém deu a volta por cima , voltou a jogar bem , fez um bom campeonato paulista pelo Santos e iniciou o Brasileiro muito bem, como sempre sendo uma peça fundamental. Porém surgiu uma proposta do Porto de Portugal e Diego que sempre teve o sonho de jogar na Europa exigiu junto a diretoria do Santos que fosse negociado e assim foi feito , no Porto o craque chegou e jogando muito bem conquistou o título do Mundial Interclubes da FIFA em 2004 , conquistou ainda o Campeonato Português em 2005 e a Taça de Portugal também em 2005. Despertou o interesse de outros clubes e foi vendido ao Werder Bremen da Alemanha onde viveu outra grande fase de sua carreira, talvez a melhor até hoje só perdendo pra quando surgiu no Santos.

Diego comemorando um gol com a camisa do Werder Bremen
No time alemão Diego virou ídolo e conquistou Copa da Liga Alemã já em 2006 e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão da temporada 2006/2007, conquistou ainda a Copa da Alemanha em 2009 e foi vice-campeão da Copa da UEFA em 2008. Muito valorizado e com grandes atuações o craque despertou interesse dos clubes grandes da Europa e acabou sendo negociado com a Juventus da Itália em maio de 2009 a Juve pagou 25 milhões de Euros pelo jogador. Porém Diego foi bem somente no inicio , depois teve alguns problemas com o técnico e amargou o banco de reservas, já no ano seguinte foi vendido ao Wolfsburg da Alemanha e foi mais uma passagem sem brilho, time brigando para não cair , brigas com o técnico e Diego foi emprestado em 2011 ao Atlético de Madrid outro time grande europeu onde ele é titular e tem feito boas partidas, porém o time não tem chances de títulos afinal rivaliza com Barcelona e Real Madrid e fica dificil pensar em conquista.
Pela Seleção Brasileira Diego já disputou 33 jogos e marcou 04 gols , conquistou 02 Copas América (2004 e 2007) e sua última convocação foi quando Dunga ainda era técnico da Seleção.

Não tenho dúvidas em afirmar que Diego é um craque , um camisa 10 raro no futebol atual, porém na minha opinião sua carreira foi feita de algumas escolhas erradas, as vezes pensando mais em dinheiro e outras coisas fora o futebol como vivenciar cultura de vários países , etc....talvez seja por isso que a carreira dele não tenha decolado da maneira que todos achavam quando ele jogou no Santos de 2002 a 2004. Aliás o maior erro de Diego foi sair tão rápido do Santos , deveria ter esperado mais um pouco para depois ter saído, mais isso faz parte do futebol. Para Diego retomar o cartaz de protagonista, voltar a vencer grandes campeonatos e voltar a Seleção (pois ele tem futebol para isso), na minha opinião ele deveria voltar ao futebol brasileiro, de preferência para o Santos (assim como fez o Robinho em 2010), onde ele é ídolo e tem uma história bonita, aí sim acredito que ele voltaria a ser convocado para Seleção e voltaria a figurar entre os grandes craques do futebol brasileiro como um dia ele figurou.
Mais Diego merece os parabéns , pois sua carreira tem muitos altos e baixos, mais altos e suas grandes partidas pelo Santos e pelo Werder Bremen estarão para sempre na retina dos amantes do futebol bem jogado.
Parabéns Diego pelos 10 anos de carreira e que os próximos 10 anos sejam como foram os primeiros, com grandes conquistas e com a Seleção Brasileira , disputando até mesmo uma Copa do Mundo.


Diego com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol em 2008

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Santos B vence o Ituano pelo Paulistão 2012

Alan Kardec mais uma vez foi decisivo para o time reserva do Santos
O Santos venceu a sua primeira partida no Campeonato Paulista de 2012 ontém (26/01) ao bater o Ituano por 2 x 1 no Estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul, apesar do Santos ser o mandante, o jogo foi em São Caetano pois a Vila Belmiro está com o gramado em reformas e só será liberada para jogos em Março.
O Ituano saiu na frente após um rápido contra ataque e fez 1 x 0 com Kleyton Domingues que bateu de chapa na saída do goleirão Aranha. O Santos esteve apático no primeiro tempo , porém após levar uma dura de Muricy Ramalho nos vestiários voltou aceso e com sede de vitória. Após linda jogada de Felipe Anderson pela esquerda o cruzamento saiu certeiro na cabeça de Alan Kardec que mergulhou e empatou a partida , no finalzinho da partida após ótimo passe do garoto Dimba (que entrou no lugar do horrível Rentería) o herói da noite Alan Kardec bateu de primeira e fez 2 x 1 sacramentando a vitória santista.

Após dois jogos podemos tirar algumas conclusões sobre os jogadores reservas do Santos :
Aranha é um excelente goleiro, seguro e apesar de ser grandalhão tem grande agilidade, ótimo reserva para o Rafael , de goleiros o Santos está muito bem servido.
Maranhão tem altos e baixos, não inspira confiança , deveria ser negociado, jogador para times de médio porte, não serve para time grande como o Santos.
Bruno Rodrigo um zagueiro rebatedor que tem no seu ponto forte a bola aérea, bom reserva .
Vinicius Simon tem sido uma das maiores decepções, as primeiras partidas que vi ele fazer com a camisa do Santos parecia que seria um grande zagueiro, porém, nesses dois jogos do ano achei ele fraco tecnicamente e muito estabanado.
Emerson está muito verde ainda , deveria continuar mais um tempo nas categorias de base.
Anderson Carvalho tem sido um dos destaques da equipe, muito bom volante, acredito que pode em breve substituir o Adriano com sobras.
Íbson melhorou muito em relação ao ano passado, mais tem mais futebol para apresentar, porém, acredito que irá melhorar, ainda acho que vale a pena apostar nele.
Felipe Anderson tem muito talento, porém falta garra, fibra e vontade , precisa ficar mais acordado no jogo e ter mais raça se entrar nesse espirito com a técnica excelente que tem, pode dar muito certo, bom reserva.
Alan Kardec é o que melhor tem aproveitado as chances nesses jogos, ótimo reserva para o Borges e acredito que o Muricy irá contar muito com ele durante o ano.
Tiago Alves corre muito e tem uma técnica razoável, porém, falta mais inteligência para jogar, precisa saber dosar mais a velocidade e aumentar o raciocínio nas partidas, ainda acredito nele , bom reserva.
Rentería é simplesmente péssimo. Não consegue nem dominar uma bola, uma decepção total, quando ele foi contratado achei que seria um bom reserva, porém me enganei, não serve nem para reserva do Jabaquara. Deveria ter o contrato rescindido.

Para terminar o técnico santista Muricy Ramalho disse após o jogo em entrevista coletiva que pretende promover o retorno dos jogadores titulares no dia 02/02 no jogo contra o Oeste em Barueri.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Psicólogo no Futebol


Adriano "Imperador" e Fábio Costa 
Sempre digo a tempos que o fator psicológico dos jogadores é tão importante no futebol quanto o aspecto físico e técnico. Se o jogador tiver talento com a bola nos pés juntamente com uma boa cabeça é certeza de uma carreira de sucesso, se ele tiver só o talento com a bola e uma cabeça não muito boa a carreira não decola ou se decola será muito rápida a ascensão e a queda. Vejamos por exemplo o caso de dois famosos jogadores o atacante Adriano do Corinthians e o goleiro Fábio Costa do Santos.
Adriano , que já foi chamado de Imperador, é um craque com a bola nos pés, jogador com grande qualidade técnica e força, está a cada ano sucumbindo a seus problemas psicológicos e pessoais, ultimamente tem aparecido mais em jornais nas páginas policiais e de fofocas do que nas páginas esportivas e é praticamente um ex-jogador em atividade, até porque suas atividades noturnas em festas e baladas não combinam com a vida que um atleta de ponta (como ele já foi) precisa levar.
Fábio Costa já é um caso diferente pois não são as festas nem a vida noturna que estragaram a carreira e sim o seu temperamento explosivo e seu genio dificil que o fizeram entrar em diversos atritos com companheiros de time, técnicos e dirigentes, até chegar ao ponto do jogador estar encostado no Santos e sem nenhum clube grande interessado no seu futebol e ele estar fora dos campos a quase 02 anos.
Acho que seria de grande importância que todos os times incluíssem em suas comissões técnicas, um psicólogo, sei que as vezes é mais um problema social que já acompanha o jogador desde da infância , porém mesmo nesses casos mais graves, acredito que a presença do psicólogo no dia a dia dos jogadores melhoraria muito até mesmo os casos mais simples de alguns jogadores que se escondem em jogos decisivos por não aguentarem a pressão psicológica, até os casos mais sérios como os citados acima dos jogadores Adriano e Fábio Costa. Sei que alguns clubes já contam com psicólogos em suas comissões, porém acredito que isso deveria ser estendido para todos os clubes, os técnicos e dirigentes deveriam pensar muito nisso, até porque jogador de futebol não é máquina e necessita de todos os cuidados para render melhor, não só de preparadores físicos, médicos e massagistas mais também de psicólogos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Começou o Campeonato Paulista 2012


Começou no final de semana passado o Campeonato Paulista de Futebol  2012. Começou meio frio devido as chuvas que assolam o estado e também devido as "pernas pesadas" dos jogadores dos times grandes que voltaram de férias e ainda estão em clima de pré temporada.
No sábado, o primeiros dos grandes a entrar em campo foi o Corinthians que sofreu muito para virar a partida e bater o Mirassol no Pacaembú por 2 x 1 com gols de Elton (vindo do Vasco que fez sua estréia) e um gol contra do zagueiro do Mirassol que sacramentou a virada do Corinthians. A Portuguesa que vinha embalada pela excelente campanha do título Brasileiro da série B , perdeu no Canindé para o Paulista de Jundiaí por 2 x 0 gols de Denner e Richelly. Mais tarde no estádio Barrão de Serra Negra , o Santos estreava com seu time inteiro de reservas contra o XV de Piracicaba, o Peixe saiu na frente com um gol de Alan Kardec porém aos 44 minutos do segundo tempo em um penâlti duvidoso, André Cunha bateu e empatou para o XV , final 1 x 1. Já no domingo o São Paulo passeou no Morumbi contra o Botafogo e venceu por 4 x 0 gols de Rodolfo, Cícero, Edson Silva e um contra de Thiago Ulisses. No mesmo horário o Palmeiras também estreava em Bragança Paulista contra o Bragantino e conseguiu depois de muito sufoco vencer por 2 x 1 com gols de Leandro Amaro que abriu o placar , depois o Braga empatou com Wellington e Maikon Leite fez o gol da vitória palmeirense.
Como estamos na primeira rodada não temos muito o que comentar pois sabemos que o Paulistão começa a pegar fogo mesmo quando chega as fases decisivas, ainda mais com esse regularmento onde se classificam os 08 primeiros colocados, com certeza os 04 grandes lá estarão , basta esperar os outros 04, um deve ser a Portuguesa, daí então esperarmos os 03 times do interior, para ai sim o campeonato ganhar graça, talento e força.

domingo, 22 de janeiro de 2012

SANTOS F.C. - Campeão Brasileiro de 2002

Foto oficial do Santos Campeão Brasileiro de 2002 em 15/12/02.
O título do Campeonato Brasileiro de 2002, tem uma importância enorme na história do Santos Futebol Clube que completará 100 anos agora em 2012.
Acho que não tem como explicar em palavras o que representou aquela conquista de 2002 para o clube e para sua torcida, foi um verdadeiro divisor de águas onde o Santos voltava aos seus tempos de glórias que desde de 1984 não conseguia, toda uma geração de torcedores que ainda não tinham visto o Santos ser campeão, e muitos outros torcedores que haviam visto o Santos ser campeão, mais a muito tempo e todos santistas amargavam uma fila e as esperanças do clube de se reerguer se minavam a cada ano e a cada insucesso, tinham sofrido a perda do título Brasileiro de 1995 , roubado para o Botafogo , com aquele time maravilhoso liderado por Giovanni....Tinham sofrido a perda do Paulistão de 2000 na final contra o São Paulo e o trauma de perder o título do Paulistão de 2001 com um gol do corintiano Ricardinho a oito segundos do final , fora tantos outros insucessos durante anos de más administrações , falta de sorte e outras coisas a mais...Porém quis o destino unir em 2002 uma geração de excelentes jogadores, novamente no solo sagrado de Vila Belmiro. O Santos sem dinheiro e sem jogadores até mesmo para formar dois times em um treinamento coletivo, contratou o técnico Emerson Leão que subiu alguns jogadores, resolveu aproveitar outros que estavam jogados as traças e com dois meses livres para treinar montou o time que meses depois encantariam o Brasil liderados pelo gênio ROBINHO.
Formava-se então um dos melhores times da história santista e do futebol brasileiro: Fábio Costa, Maurinho, André Luiz, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Robinho e Alberto. Esse jogadores, liderados por Emerson Leão, fizeram o Santos renascer das cinzas, trouxeram de volta o orgulho aos santistas e principalmente títulos para Vila Belmiro. Depois de um campeonato Brasileiro brilhante, venceu nos dois jogos finais , disputados no Morumbi, o arqui-rival Corinthians com show do Rei das Pedaladas Robinho e se sagrou Campeão Brasileiro de 2002, tirando o Santos de anos de fila sem conquistas e devolvendo o alvinegro praiano ao lugar que sempre foi seu , o de protagonista nos campeonatos.
Depois desse título o Santos voltou a rotina de vitórias e mesmo passados 10 anos dessa maravilhosa conquista, o Santos ainda é protagonista tendo conquistado nesse período: 04 Campeonatos Paulistas, 01 Campeonato Brasileiro, 01 Copa do Brasil , 01 Taça Libertadores da América, 01 Vice da Libertadores, 01 Vice Brasileiro, revelando mais ótimos jogadores dentre eles o craque Neymar e o mais importante reconquistou o respeito da mídia e dos torcedores no geral.
Nesses 100 anos que o Santos completa em 2012 acredito que o título Brasileiro de 2002, tem uma importância enorme para mais 100 anos que virão.
Todos santistas tem muito que agradecer a toda aquela equipe de 2002, pois eles são personagens heróicos da fantástica história do Santos Futebol Clube.

Robinho e Diego os grandes craques da conquista do Brasileirão de 2002

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DIEGO ARMANDO MARADONA – EL PIBE

Maradona o maior jogador da história da Argentina
Diego Armando Maradona é o melhor jogador da história da Argentina e segundo muitos é o segundo melhor jogador de toda história do futebol Mundial, em recente eleição feita pela FIFA, Dieguito ficou em terceiro lugar perdendo para Pelé em primeiro e para o seu compatriota Alfredo Di Stéfano em segundo lugar. Porém na minha opinião ele é o segundo melhor do mundo perdendo somente para o Rei Pelé.
Maradona nasceu em Lanús no interior da Argentina em 30/10/1960, e teve uma infância muito pobre até que aos 9 anos de idade foi convidado a fazer parte das categorias de base do Argentinos Juniors, começou a jogar profissionalmente aos 15 anos de idade e começou a desfilar seu futebol simplesmente espetácular , ainda menino a mágica perna esquerda do argentino já fazia os torcedores encherem os olhos. Maradona sempre teve a melhor perna esquerda do futebol mundial, desfilou durante toda a sua carreira um repertório de passes, lançamentos, dribles curtos, chutes potentes , cobranças de faltas, pênaltis e escanteios, enfim, um repertório maravilhoso de jogadas geniais desse Gênio do futebol argentino e mundial.
Maradona jogou no Argentinos Juniors de 1976 até 1981 , disputou 166 partidas e marcou 116 gols, depois transferiu-se para o seu clube de coração o Boca Juniors em 1981 e disputou 40 jogos anotando 26 gols e conquistando o Campeonato Argentino,  já no ano seguinte em 1983 se transferiu para o Barcelona da Espanha onde faturou a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha disputando pelo time espanhol 58 jogos e marcando 38 gols. Em 1984 Maradona foi negociado com o Napoli da Itália aonde alcançou o auge de sua carreira, formou uma dupla espetácular com o brasileiro Careca e transformou o Napoli de time pequeno em time grande, chegou ao Napoli em 1984 e ficou até 1991, conquistando 02 Campeonatos Italianos, 01 Copa da UEFA e 01 Copa da Itália , encerrou seu ciclo fantástico no time napolitano e já em inicio de decadência foi para o Sevilla da Espanha porém teve uma passagem rápida e discreta e decidiu retornar a sua Argentina e ao seu povo que tanto o amava e idolatrava. Voltou em 1993 ao Newll’s Old Boys porém sua passagem foi marcada por contusões e problemas para controlar o peso e a forma física, disputou somente 05 jogos oficiais e alguns amistosos. Maradona andava com vários problemas físicos e pessoais, inclusive com uso de drogas, porém El Pibe ainda criou forças, entrou em forma novamente e se preparou muito para disputar a Copa do Mundo de 94, jogou , marcou gol , porém foi pego em um exame antidoping e foi banido da Copa e pegou uma suspensão de 15 meses. Após a punição e já encerrando a carreira Maradona acertou sua volta ao Boca Juniors, já que seu grande sonho era encerrar a carreira em La Bombonera. Jogou de 1995 até 1997 entre bons jogos e contusões, e encerrou sua carreira em 1997 jogando um clássico contra o River Plate, vitória do Boca por 2 x 1 e onde Dieguito saiu para dar lugar a outro grande jogador Riquelme.

O Gênio com a camisa 10 da Seleção Argentina na Copa do Mundo de 1986
Seleção Argentina de Futebol:
Sempre foi uma relação de amor, dedicação e respeito a relação de Maradona com a Seleção Argentina de Futebol , foi convocado pela primeira vez em 1977. O craque disputou 04 Copas do Mundo (1982,86,90 e 94) conquistou como grande craque da Copa e capitão da Seleção a Copa do Mundo de 1986. Foi vice-campeão na Copa do Mundo de 1990. Disputou com a famosa camisa 10 azul e branca 91 jogos (entre 1977 e 1994) marcando 34 gols. A idolátria que o povo argentino nutre até hoje por Maradona se deve sem dúvidas as partidas memoráveis que ele fez pela Seleção Argentina e principalmente as partidas geniais da Copa de 1986.

Treinador de Futebol :
Maradona iniciou a carreira de treinador de futebol em 1995 dirigindo por um breve período o Rancing , depois com graves problemas de saúde ficou sumido do mundo do futebol e voltou com força total como técnico da Seleção Argentina em 2008. Disputou a Copa do Mundo da África em 2010 e chegou até as quartas de final com a Seleção Argentina. Hoje Dieguito é técnico do Al Wasl .

O técnico Maradona na Copa do Mundo de 2010
Diego Maradona teve vários problemas pessoais e físicos durante sua vida , porém, eu prefiro exaltar aqui o Maradona jogador de futebol e isso ele fez como poucos, El Pibe de ouro jogou muita bola, na minha opinião foi mesmo o segundo maior jogador de todos os tempos, um craque espetácular e que deve ser admirado por tudo que fez dentro de campo. É considerado o maior ídolo da história da Argentina com todos os méritos. Maradona pode ser definido em apenas uma palavra dentro dos campos de futebol : GÊNIO .

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

EMERSON LEÃO


Emerson Leão grande nome do futebol brasileiro e mundial
Emerson Leão, nascido em 11/07/1949 na cidade de Ribeirão Preto, tem uma maravilhosa história no mundo do futebol, foi um dos maiores goleiros do futebol brasileiro e mundial e após o final de sua carreira como jogador se tornou também um excelente técnico de futebol. Nas duas profissões (jogador e treinador) sempre foi destacado além do seu enorme talento e profissionalismo, a sua personalidade forte pelo seu lado briguento e por vezes até marrento, porém sempre foi destacado também o seu excelente caráter, e sua grande sinceridade. Leão é sem dúvidas uma das maiores personalidades do futebol brasileiro.

Leão com a camisa número 1 da Seleção Brasileira de Futebol
Carreira de Jogador :
Leão iniciou sua carreira de goleiro nas categorias de base do São José, logo depois foi para o Comercial , time tradicional de sua cidade e onde jogou profissionalmente pela primeira vez em 1967, após se destacar foi contratado pelo Palmeiras , clube onde viveu seus melhores momentos como jogador profissional . Leão atuou com a camisa 1 do alviverde de 1968 até 1978 (teve mais uma passagem já em final de carreira que foi de 1984 até 1986) , disputou 617 partidas pelo Palmeiras e conquistou os seguintes títulos: 03 Campeonatos Brasileiros e 03 Campeonatos Paulista. Leão atuou ainda no Vasco da Gama (1979 a 1980), no Grêmio (1981 a 1983) onde se destacou bastante e foi Campeão Brasileiro, teve rápida passagem pelo Corinthians em 1983 onde faturou o Campeonato Paulista e encerrou sua carreira no Sport Recife em 1987 sendo novamente  Campeão Brasileiro.
O goleiro Leão também teve excelentes momentos com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, tendo disputado 04 Copas do Mundo, foi titular absoluto da meta canarinho de 1971 até 1979. Sua primeira convocação foi ainda garoto em 1969,estava no grupo da fantástica Seleção da Copa de 1970 onde foi tricampeão Mundial, disputou ainda como titular e capitão da Seleção as Copas de 1974 e 1978, sempre fazendo grandes partidas. Foi convocado, como reserva, e disputou também a Copa do Mundo de 1986. No total Leão disputou 105 partidas com a camisa número 1 da Seleção Brasileira e conquistou um título – Copa do Mundo de 1970.

Emerson Leão no Santos em 2002, no auge de sua carreira de treinador
Carreira de Treinador: 
Após encerrar a carreira de jogador no Sport , Leão iniciou em seguida a de treinador de futebol no próprio Sport e em seu primeiro ano já faturou o Campeonato Brasileiro de 1987 pelo time pernambucano. Depois dessa conquista maravilhosa Leão treinou várias equipes e voltou a se firmar no cenário e se tornar um técnico de ponta treinando o Atlético/MG em 1997, montando um grande time que conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Conmenbol, depois se transferiu para o Santos em 1998 onde fez também um excelente ano fazendo o Santos brigar por títulos e chegando a conquistar um título internacional depois de mais de 20 anos , a Copa Conmenbol . Chegou a Seleção Brasileira, porém sem muito sucesso , foi demitido após algumas divergências com a CBF. O auge da sua carreira como técnico foi na sua segunda passagem pelo Santos em 2002 ao montar aquela equipe santista que foi Campeã Brasileira de 2002, onde Leão lançou Diego, Robinho e Elano e já em 2003 foi Vice-Campeão da Libertadores. Depois Leão teve também uma passagem de sucesso pelo São Paulo em 2005 sendo Campeão Paulista e montando a equipe que futuramente ganharia a Libertadores, porém já comandada pelo Autuori, pois Leão pediu para sair antes para treinar um clube do futebol japonês. Leão é considerando um técnico top, pelo trabalho demonstrado em várias equipes que treinou e pelos títulos conquistados, é considerado também um técnico linha dura e muito trabalhador.Atualmente Leão é técnico do São Paulo.

Eu particularmente sou um grande fã de Emerson Leão, como jogador não tive a oportunidade de vê-lo em ação, porém como treinador acompanho a carreira dele a muito tempo e o considero um dos melhores treinadores da história do futebol brasileiro, e acredito que ele tenha sido muitas vezes injustiçado pela mídia e pelos dirigentes, por ser sincero e autêntico, dizer sempre o que pensa e isso acaba incomodando muitas pessoas. Como torcedor do Santos agradeço muito ao Leão, pois ele foi um dos três grandes responsáveis pelo maravilhoso titulo do Brasileirão de 2002 vencido pelo Santos após 18 anos de um longo jejum, pois ele montou toda aquela equipe, lançando vários jogadores que explodiram no cenário brasileiro e mundial e dando chances a jogadores que já estavam esquecidos, ele foi o grande comandante daquela equipe e acredito que toda torcida santista deve ser grata eternamente ao Leão pois não acredito que qualquer outro treinador a época aceitaria trabalhar com um time cheio de garotos, colocando seu prestigio a prova. Leão foi corajoso deu a cara pra bater e montou aquela equipe simplesmente maravilhosa com Diego, Robinho, Léo, Elano e conquistou para o Santos aquele título e o começo de uma nova era na Vila Belmiro.
Ainda hoje como técnico do São Paulo, mesmo desacreditado por muitos, acredito que Leão ainda tenha muito a contribuir com o futebol brasileiro.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CLODOALDO – O CORRÓ


Clodoaldo em ação com a camisa do Santos
Clodoaldo Tavares Santana, foi um dos maiores volantes do futebol Mundial, jogador de grande qualidade técnica, desempenhava brilhantemente a função de marcador e ainda saía para o jogo, distribuía o jogo como poucos e mudou o conceito da função de volante na época em que jogava.
Corró, apelido do craque, nasceu em 25/09/1949 no Sergipe, chegou ao Santos Futebol Clube, único clube que defendeu em toda carreira, aos 13 anos de idade e não demorou muito a ser promovido aos profissionais. Com 16 anos começou a jogar profissionalmente e tinha a ingrata missão de substituir um Gênio e um dos maiores ídolos da história do Santos, o craque Zito. E Clodoaldo o substituiu com igual genialidade e maestria, de estilo semelhante a Zito, ele desfilou seu futebol e virou um grande ídolo dos santistas, condição essa que mantém até hoje mesmo após ter parado de jogar a muitos anos.
Clodoaldo jogou no Santos Futebol Clube de 1965 até 1980, ano que encerrou a carreira com apenas 30 anos de idade por ter problemas constantes nos joelhos. Fez 510 partidas e 13 gols com a camisa santista, conquistou pelo Peixe 01 Campeonato Brasileiro, 05 Campeonatos Paulista, 01 Recopa Mundial e 01 Recopa Sulamericana.
O craque jogou também pela Seleção Brasileira de Futebol, entre 1968 e 1974, fez 51 partidas com a camisa amarelinha e marcou 03 gols, disputou 01 Copa do Mundo e foi importantíssimo no Tri-campeonato Mundial conquistado por aquela fantástica Seleção Brasileira no México onde Corró era titular daquela equipe e marcou um gol importante na campanha do Tri, na vitória da Seleção contra o Uruguai na semi-final . Foi convocado para disputar também a Copa do Mundo de 1974, porém por estar contundido acabou cortado da Seleção.


Clodoaldo ao lado de Zito em evento comemorativo da Seleção Brasileira
Clodoaldo teve uma carreira brilhante, dentro de campo com o seu futebol elegante , eficiente e genial e fora de campo com sua humildade, respeito, carisma e simpátia.
Criou uma identificação fortíssima com o Santos e toda sua torcida, o ex-jogador sempre que pode demonstra seu eterno amor e gratidão pelo clube que defendeu, Corró foi até mesmo vice-presidente do Santos nos anos 90.

Tive o prazer de o conhecer pessoalmente em 1998, quando fui assistir a um jogo entre Santos x Inter/RS, junto com meu Pai, na Vila Belmiro, e estávamos nos encaminhando para entrar na Vila, quando vimos Corró andando e conversando ao celular, nos aproximamos e ele parou de falar no celular para nos cumprimentar, meu pai muito emocionado (pois Clodoaldo é um grande ídolo dele) o abraçou e ele foi de uma simpátia e humildade impressionante comigo e com meu pai, depois desse episódio passei a admirar ainda mais o grande craque da camisa 5 do Santos , o genial Clodoaldo .

Clodoaldo na "sua casa" a famosa Vila Belmiro

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EDU – CRAQUE DA PONTA ESQUERDA


Edu grande craque da história do futebol brasileiro
Edu foi um dos maiores pontas pela esquerda de toda história do futebol brasileiro, revelado pelo Santos Futebol Clube estreou nos profissionais em 1965, aos 15 anos de idade e era considerado o grande substituto de Pepe que estava em final de carreira.
Jonas Eduardo Américo, o Edu, nasceu em 06/08/1949 em Jaú, interior de SP, e chegou a Vila Belmiro ainda nas categorias de base.
Teve um inicio fantástico e já no seu primeiro ano como profissional foi convocado para Copa do Mundo de 1966 por Vicente Feola (técnico da Seleção Brasileira a época) aos 16 anos de idade e é até hoje o jogador mais jovem a ser convocado para disputar uma Copa do Mundo. Além de disputar a Copa de 1966, o craque disputou mais duas Copas: 1970 onde conquistou o Tri-campeonato como reserva, e a Copa de 1974.
Jogador de raríssima técnica, o canhoto Edu driblava como poucos e tinha chutes precisos e potentes com sua perna esquerda. Formou durante alguns anos uma dupla espetácular com Pelé e os dois se completavam, algumas pessoas dizem que depois de Coutinho, o melhor parceiro de Pelé tenha sido Edu. Algumas pessoas dizem também que Edu só não foi mais craque, pois tinha alguns problemas em manter o peso e a condição física. Técnicamente substituiu muito bem ao Pepe e fez partidas memoráveis com a camisa 11 do Santos onde jogou de 1965 até 1976 e fez 584 jogos marcando 183 gols, conquistando vários títulos dentre eles 01 Campeonato Brasileiro, 04 Campeonatos Paulista, 01 Recopa Mundial, 01 Recopa Sulamericana e 01 Torneio Rio-SP.
Se transferiu do Santos para o Corinthians em 1977 e conquistou mais um Campeonato Paulista, depois de alguns meses se transferiu para o Internacional onde jogou até 1978 e logo em seguida foi jogar no Monterrey do México onde conquistou alguns títulos e voltou a ter grandes atuações, depois voltou ao Brasil e encerrou a carreira no pequeno Dom Bosco em 1985.
Após a aposentadoria Edu continuou jogando bola pelos times de máster do Santos e até do Corinthians e pela Seleção Brasileira de máster. É muito comum você ver Edu em eventos no Santos Futebol Clube, pois além de ser um dos maiores craques da história do Santos, Edu se declara santista de coração, mora na cidade de Santos e tem uma forte ligação de carinho e respeito com toda torcida santista.
Edu é sem dúvida mais um gênio do futebol brasileiro.

Edu com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol




segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pedro Castro - O maior talento da Copinha 2012


Pedro Castro o talentoso meia do Santos na Copa SP de Júniores

Estava assistindo ontém a partida entre Santos x Guarani, pela Copa São Paulo de Juniores, e fiquei admirado com o belo futebol jogado pelo camisa 10 do Santos o meia Pedro Castro, já vi algumas outras partidas do time de juniores , e esse menino sempre joga muita bola e se destaca, ele me faz lembrar muito o Giovanni , pela visão de jogo , as passadas largas, os dribles curtos, a qualidade nos passes, o jeito de bater na bola, enfim , lembra um meia clássico a moda antiga como foi Giovanni.
Ontém ele distribuiu a bola, cadenciou o jogo e comandou o time do Santos em campo como um maestro e parecia até ser um veterano e não um garoto.
Procurei algumas informações sobre o jogador no site oficial do Santos, e vi que ele se chama Pedro Henrique de Castro Silva, nasceu em 05/02/1993 (está prestes a completar 19 anos) no Rio de Janeiro, tem 1.80m e 77 kg.

Não sei se quando Pedro Castro subir ao time profissional ele terá o mesmo desempenho, pois todos sabemos que para vencer no futebol não basta saber jogar futebol, tem que ter também equilíbrio psicológico , uma boa base familiar, sorte, e tantos outros fatores, mais uma coisa o camisa 10 do Santos tem, sabe jogar bola e me parece a distância ser calmo e ter uma boa personalidade. Fico torcendo para que ele continue jogando esse mesmo futebol e que quando a comissão técnica do Santos achar que ele está maduro o suficiente para subir (acredito que já deveria subir ao final da Copa São Paulo), o jovem meia mostre a mesma personalidade e o mesmo futebol , pois se isso acontecer ele irá brilhar muito e garanto que todos vocês ainda ouvirão falar muito desse jogador.
E quem sabe os santistas não terão em Pedro Castro mais um camisa 10 para suceder pela ordem: Pelé, Giovanni, Pita, Paulo Henrique Ganso e Diego.

sábado, 14 de janeiro de 2012

PELÉ - O REI DO FUTEBOL

Pelé com a camisa do Santos Futebol Clube - parceria eterna.
Penso em escrever um texto sobre Pelé já tem algum tempo, mais sempre pensava o que vou dizer sobre o Rei ?? Todo mundo já conhece sua história e seus feitos dentro do futebol mundial.
Poderia passar algumas informações sobre a vida de Edson Arantes do Nascimento, que ele nasceu em Três Corações/MG  no dia 23/10/1940, filho de Dona Celeste e Seu Dondinho, que tem 07 filhos e alguns netos, que hoje é um grande empresário...ou poderia contar os inúmero feitos dele como jogador de futebol, dizer que ele jogou e vestiu somente três camisas em toda sua carreira (Santos, Seleção Brasileira e Cosmos/EUA), que pelo Santos Futebol Clube onde chegou ainda menino em 1956 e jogou até 1974,  marcando 1091gols pelo alvinegro, conquistou 02 títulos Mundiais Interclubes, 02 Libertadores da América, 10 Campeonatos Paulista, 06 Campeonatos Brasileiro, 04 Torneios Rio-SP, 01 Recopa Mundial, 01 Recopa Sulamericana dentre vários torneios, que foi 11 vezes artilheiro do Campeonato Paulista (sendo 09 vezes consecutivas) , que ficou como jogador contratado do Santos F.C. por 6.662 dias. Que pela Seleção Brasileira de Futebol, Pelé conquistou 03 Copas do Mundo (1958,1962 e 1970), marcou 95 gols com a camisa amarelinha e é o maior artilheiro da história da Seleção, que jogou 14 jogos pela Seleção em Copas do Mundo e perdeu somente um. Que pelo Cosmos dos Estados Unidos, jogou 02 anos e conquistou um título do campeonato Norte Americano.
Pode-se também citar os números exatos da carreira de Pelé :
1.365 jogos disputados - jogou no Santos (1956 a 1974) , na Seleção Brasileira (1957 a 1973) e no Cosmos (1975 a 1977) e 1.281 gols marcados. Que foi eleito o Atleta do Século e Rei do Futebol.
Podemos dizer também que Pelé era Gênio , Craque, espetácular, brilhante, estupendo, que era ambidestro, que executava com perfeição todos os fundamentos do futebol, que tinha uma condição física acima da média e impressionante, que sabia fazer gols de tudo quanto era jeito, e como diz o jornalista Milton Neves: " Pelé é a pessoa mais bem dotado por Deus para prática de uma atividade específica".
Podemos passar horas escrevendo e falando sobre o Rei de Futebol, porém todas as palavras escritas e ditas são poucas para traduzir o que foi e o que é o ídolo, o mito PELÉ.
Só temos que agradecer ao Rei do Futebol e sempre enaltecer todos os seus feitos , porque ele é o maior de todos os tempos e nunca ninguém irá supera-lo.


Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé

REI PELÉ I - MONARCA SEM DINÁSTIA !!! Obrigado Pelé, por tudo que você fez e faz pelo Santos Futebol Clube e pelo Brasil em todo mundo.

Pelé com a camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PEPE - O CANHÃO DA VILA

Pepe - O maior ponta esquerda da história
José Macia , mais conhecido como Pepe , foi um grande craque do futebol brasileiro , um dos maiores ponta esquerda de todos os tempos no futebol mundial, nasceu na cidade de Santos em 25/02/1935.
Pepe tem uma relação de amor com o Santos Futebol Clube o único clube que ele defendeu em toda sua carreira de jogador profissional (atuou no Santos de 1954 a 1968) , fez parte do maior ataque de todos os tempos formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. É o segundo maior artilheiro da história do Santos tendo marcado 405 gols em 750 partidas vestindo a camisa 11 do Peixe. Porém segundo palavras do próprio Pepe ele é o maior artilheiro humano da história do Santos, afinal : "Pelé é de outro planeta" , sempre diz o carismático ex-jogador.
Conhecido também como Canhão da Vila , devido ao seu fortíssimo chute de perna esquerda , Pepe era também um jogador de muita técnica , habilidade, que atacava muito pela esquerda e costumava marcar muitos gols acima da média para um ponta esquerda a época. É considerado por muitos o maior ponta esquerda de todos os tempos no futebol mundial. Uma característica marcante eram suas cobranças de faltas, sempre uma grande arma usada por Santos F.C. e pela Seleção Brasileira de Futebol.
Pepe fez parte também das campanhas da Seleção Brasileira, campeã nas Copas de 1958 e 1962, porém contundido nas duas Copas não pode atuar e cedeu seu lugar de titular a Zagallo. Disputou pela Seleção Brasileira 40 jogos e marcou 22 gols.


Pepe com seu grande parceiro e amigo Pelé

A carreira do ex-ponta esquerda foi marcada por muitas conquistas pelo Santos e pela Seleção, no Peixe conquistou: Dois títulos Mundiais Interclubes, Duas Taças Libertadores da América, Cinco Campeonatos Brasileiros, Uma Recopa Sulamericana, Onze Campeonatos Paulistas, Quatro Rio-São Paulo e vários outros torneios. Na Seleção conquistou: Duas Copas do Mundo e Duas Copas Rocca.
Pepe encerrou sua carreira de jogador e inciou a carreira de técnico de futebol , seu primeiro clube foi o próprio Santos em 1973 já sendo campeão Paulista. Treinou ainda com sucesso São Paulo, Inter de Limeira, Portuguesa Santista, Seleção do Peru, Verdy Kawasaki/JAP e o Guarani onde encerrou a carreira de técnico em 2003.
Pepe além de ser um dos grandes Gênios da história do futebol é um ser humano maravilhoso , um contador de "causos"  engraçados do mundo da bola e uma pessoa carismática. Tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente no ano 2000 em uma partida do Santos que fui assistir no Pacaembú contra a Ponte Preta (ele era na época diretor da Ponte) e consegui cumprimenta-lo e pegar um autógrafo que guardo até hoje com imenso carinho.
Pepe está eternizado para sempre na história do Santos e do futebol Mundial.

José Macia se tornou hoje um grande contador de história sobre futebol


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ZICO – O GALINHO DE QUINTINO


O craque Zico
Zico foi um craque espetacular, um gênio da camisa 10 que marcou toda uma geração de torcedores e é até hoje o maior jogador da história do Flamengo e um dos três maiores camisas 10 do futebol brasileiro na minha opinião, somente atrás de Pelé e Rivellino.
Arthur Antunes Coimbra nasceu em 03/03/1953 no Rio da Janeiro , chegou ao Flamengo em 1967 aos quatorze anos de idade nas categorias de base  e estreou no time profissional em 1971 , porém só se firmou na equipe titular em 1974 e se firmou para fazer história . Campeão carioca em 1972 e 1974 , Zico começou sua fase áurea com o Flamengo em 1978 onde iniciou uma série de títulos e atuações espetaculares , era o maestro do time do Flamengo , o jogador que regia a equipe, que driblava, que enxergava o jogo , que cobrava faltas e escanteios , que mais chutava a gol , enfim , o craque do time e o craque do Brasil . Jogou no Flamengo , em sua primeira passagem pelo clube até 1983 e conquistou os seguintes títulos: 05 títulos cariocas , 03 Campeonatos Brasileiros, 01 Taça Libertadores da América e 01 Mundial Interclubes, dentre outros. Foi vendido para Udinese da Itália no final de 1983 e chegou a Itália como um rei , mesmo jogando bem  (marcou 56 gols em 79 partidas pela equipe), ele não conseguiu fazer o mediano time de Udine ganhar um título e voltou ao Brasil e ao seu Flamengo em 1985 para continuar suas conquistas e suas ótimas atuações com a camisa 10 do Rubro Negro carioca. Foi ai que aconteceu o seu pior momento na carreira ao sofrer uma falta, ou melhor, uma agressão de um jogador do Bangu , que fez o Galinho operar por três vezes o joelho esquerdo e ficar um longo período sem jogar em recuperação, voltou a jogar em 1986 e faturou o Campeonato Carioca e o seu último título com a camisa do Flamengo o Campeonato Brasileiro de 1987, com grande atuação na conquista. Pelo Flamengo o Galinho de Quintino fez 731 partidas e marcou 508 gols. Jogou no Rubro Negro até 1989 quando decidiu parar e teve um breve período na Seleção de Master , porém recebeu uma proposta para difundir o futebol no Japão , a exemplo do que Pelé havia feito nos EUA, e aceitou a proposta do Kashima Antlers em 1991 e reinou soberano nos campos japoneses desfilando todo seu futebol e é até hoje reverenciado pelos japoneses como um rei. Pelo Kashima fez 88 jogos e marcou 54 gols, atuou até 1994 ano em que encerrou a sua brilhante carreira.

Zico o maior jogador da história do Flamengo

Zico na Seleção Brasileira de Futebol

Deixei para o final para escrever sobre Zico na Seleção Brasileira , apesar de gênio, de ter sido um jogador espetacular e de ser reconhecido pela mídia e torcida como um dos maiores jogadores de todos os tempos, o Galinho nunca conquistou um título importante pela Seleção e o principal de tudo, não conseguiu ganhar nenhuma Copa do Mundo, um verdadeiro pecado Zico nunca ter ganho uma Copa, acredito que essa seja a única grande "mancha" na carreira do craque, que disputou três Copas do Mundo em 1978, 1982 e 1986, sendo que em 1982 estava em grande fase e era o grande craque daquela espetacular Seleção que contava com grande craques e era comandada por Telê Santana. Mesmo sem nenhum título importante o Galinho disputou 72 jogos e marcou 52 gols com a amarelinha.
Porém isso não apaga em nada o talento, a genialidade, a simplicidade, o carisma, o profissionalismo de um dos maiores camisas 10 da história do mundo. Zico foi um grande craque que ficará imortalizado para sempre na história do futebol brasileiro e mundial. Atualmente Zico trabalha como técnico da seleção do Iraque , porém, é como jogador que o Galinho de Quintino brilhou e sempre será chamado, com toda justiça, de Gênio da bola.
Zico com a camisa 10 da Seleção

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SERGINHO CHULAPA – O artilheiro


Serginho Chulapa o artilheiro da alegria

Sérgio Bernardino, mais conhecido como Serginho Chulapa, nasceu em São Paulo em 23/12/1953 , um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro , Serginho era carismático, irreverente, artilheiro, encrenqueiro, marrento, malandro, boa gente e tantos outros adjetivos ...conseguiu um feito inédito que foi ser ídolo de dois grandes clubes do Brasil e de duas torcidas rivais – Santos F.C. e São Paulo F.C.
Chulapa é o maior artilheiro da história do São Paulo com 242 gols e é também um dos maiores artilheiros da história do Santos, sendo o maior artilheiro do Peixe após a Era Pelé com 104 gols marcados.
Serginho iniciou sua trajetória nos juniores do São Paulo, subiu aos profissionais em 1973 e logo foi emprestado ao Marília , voltou ao clube do Morumbi em 1974 para fazer história , jogou no São Paulo de 1974 até 1982, onde conquistou três Campeonatos Paulista (1975,1980 e 1981) e um Campeonato Brasileiro em 1977.
Nesse período foi convocado seguidas vezes para Seleção Brasileira de Futebol , a sua primeira convocação foi em 1977 , porém ficou de fora da Copa do Mundo de 1978, pois alguns meses antes num ato de indisciplina ele havia chutado um bandeirinha em campo e pegou uma punição de 14 meses que o tirou da Copa.
Passado esse episódio Chulapa voltou com fome de gols e continuou marcando gols de todas as maneiras com seu jeito desengonçado ele era um tormento para os seus marcadores e para os goleiros, fazia gols de tudo quanto era jeito, de canela até gols de bicicleta , foi convocado pelo saudoso Telê Santana para Copa do Mundo de 1982 e foi titular daquela maravilhosa Seleção Brasileira, que mesmo eliminada nas quartas de final é considerada por muitos como uma das cinco maiores Seleções de todos os tempos e Serginho era o centroavante daquela equipe.

Chulapa na Copa do Mundo de 1982

Serginho chegou ao Santos Futebol Clube , seu time de coração, em 1983 e já no seu primeiro ano na Vila foi vice-campeão brasileiro já que o Santos perdeu a final para o Flamengo de Zico. Em 1984, um dos seus melhores anos como jogador , fez um Campeonato Paulista maravilhoso e levou o Santos ao título Paulista sobre o rival Corinthians, inclusive marcando o gol do título.
Depois do Santos, Serginho teve rápidas e apagadas passagens por Corinthians e Marítimo (Portugal), voltou ao Santos em 1988 e jogou no clube até 1990 . Já em final de carreira Serginho jogou ainda na Portuguesa Santista, São Caetano e no Atlético de Sorocaba onde encerrou sua gloriosa carreira em 1993.
Após o fim da carreira Chulapa fixou residência em Santos onde vive até hoje e começou a se aventurar na carreira de técnico de futebol teve algumas experiências, inclusive no Santos em 1994, porém virou mesmo auxiliar técnico. Trabalhou no Santos vários anos como auxiliar de técnicos como : Geninho, Cabralzinho, Luxemburgo e Dorival Júnior e hoje é observador do Santos.

Serginho estará para sempre na história do futebol brasileiro e no coração dos torcedores principalmente dos santistas e são-paulinos, pelo grande artilheiro que foi e pelos seus gols desde dos mais simples aos mais bonitos , também será lembrado pelas brigas que proporcionou ao longo de sua carreira no futebol , mais será sempre lembrado principalmente pelo seu carisma, autenticidade e claro os seus gols , porque Chulapa sabia e muito fazer gols.

Chulapa como Auxiliar técnico do Santos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NEYMAR – VENCEDOR DO PRÊMIO PUSKAS FIFA 2011.

Neymar vence mais um prêmio para sua coleção

O Gênio da camisa 11 do Santos Futebol Clube , venceu o prêmio Puskas, dado pela Fifa, pelo golaço marcado contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2011 na Vila Belmiro na derrota do Santos para o Flamengo por 5 x 4.
Em noite de gala em Zurique na sede da Fifa, onde Messi foi eleito pela terceira vez seguida o melhor jogador do mundo, Neymar foi premiado pelo gol mais bonito do ano no mundo.
Neymar concorria com o inglês Rooney  e o argentino Messi e levou a melhor.
“Estou muito feliz por participar dessa festa e vencer esse importante prêmio contra dois craques de que sou fã”, disse o craque após a premiação.
Esse foi o sexto título individual que Neymar conquistou em 2011. Além do Puskas , o craque levou os seguintes títulos: Melhor jogador do Campeonato Brasileiro, melhor jogador da Copa Libertadores da América, melhor jogador do Campeonato Paulista, melhor jogador do Sul Americano Sub-20 e melhor jogador das Américas eleito pelo tradicional jornal uruguaio “ El País” .

Neymar mostra a cada dia que está se tornando, a passos largos, o grande craque que todos esperavam e se continuar assim Neymar tem tudo para chegar no hall dos dez maiores jogadores da história. Parabéns Neymar por mais esse prêmio e continue jogando muita bola , entortando os adversários com alegria, ousadia e cabeça no lugar pois você tem futebol para fazer ainda mais história e tomar o posto de Messi em breve.


Neymar no jogo que marcou o golaço contra o Flamengo


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SANTOS DE 1995 – O time que despertou o Gigante.


O time do Santos que disputou a final do Brasileiro de 95

O time do Santos que disputou o Campeonato Brasileiro de 95 e só não foi campeão por vários “erros” de um árbitro que eu prefiro nem citar o nome, merece um capítulo a parte na história gloriosa do Santos. Eu posso escrever isso com toda propriedade pois sou santista e vivi aquela época , eu tinha 15 anos de idade, era uma época em que a torcida do Santos estava machucada,sofrida ...não só pela fila que já durava longos 11 anos, mais porque o Santos além de não ser campeão , não chegava as finais , só entrava nos campeonatos para disputar, desde 1985 que só entrava para participar nunca com chances de ganhar um título. Porém no Campeonato Brasileiro de 95 a história começou a mudar, mesmo sem o titulo, o excelente futebol ofensivo praticado pelo Santos de Giovanni , era bonito de se ver, era um espetáculo ver o Santos jogar com as jogadas ofensivas tramadas por Vagner, Robert , Jamelli e o gênio Giovanni, eram jogadas plásticas, alegres, bonitas e ofensivas, lembrando os grandes times que o Santos já tinha montado em outros tempos ...além do quarteto da frente o time tinha um bom goleiro o Edinho (que só não teve uma carreira melhor porque as pessoas o massacraram com comparações injustas, por ele ser filho do Rei Pelé) , um bom zagueiro o Narciso , um lateral esquerdo em ótima fase Marcos Adriano e um marcador implacável, grande líder e capitão o bom volante Gallo. Esses 07 jogadores fizeram o restante da equipe que era mais fraca aparecer bem e fizeram todos, jogos memoráveis , gols incríveis e ajudaram a transformar Giovanni no craque que ele foi . Infelizmente esse time foi só vice-campeão Brasileiro, mais na minha opinião é moralmente o Campeão Brasileiro de 1995 .

Giovanni no histórico jogo Santos 5 x 2 Fluminense em 1995
Mais a maior conquista desta equipe que era treinada por Cabralzinho, não foi somente o vice-campeonato ou o futebol vistoso e ofensivo que eles praticavam, foi fazer o Santos renascer, fazer a torcida santista voltar a comparecer em massa aos estádios, a ter um orgulho imenso do Peixe, a muitas crianças seguirem seus pais e virarem santistas e não ir torcer para algum rival. Esse time de 1995 tem um peso grande na história do Santos e para minha geração de torcedores mais ainda, acredito até que esse time tem mais importância do que alguns outros times santistas que se consagraram campeões. O time de Giovanni em 95 não fez o Santos voltar a ser grande, porque isso o Santos sempre foi e sempre será , mais despertou o gigante Santos que estava adormecido. Tanto que depois o Santos começou  a chegar nas finais, a ser respeitado novamente,disputar títulos e ganhar títulos (Rio SP 97 e Conmenbol 98) até a glória e o fim da fase ruim em 2002. Até no patrimônio do Santos isso ajudou pois com a venda do Giovanni em 96 o Peixe conseguiu construir o seu CT que com o passar dos anos foi se modernizando.
Todos os santistas tem muito a agradecer a Edinho, Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso, Marcos Adriano, Gallo, Carlinhos, Vagner, Robert, Giovanni, Jamelli, Macedo, Camanducaia, Pintado, Marcelo Passos, Marcus Paulo e Jean, pois esses jogadores não foram campeões (pelos motivos que todos sabem) mais despertaram o gigante Santos Futebol Clube para voltar a sua rotina de títulos no futebol brasileiro e mundial.Toda essa fase excelente de agora começou em 1995.
Obrigado a todos jogadores de 95 campeões no coração de todos os santistas.


Santos de 1995 - Vice-campeão que entrou para a história


domingo, 8 de janeiro de 2012

RODOLFO RODRIGUEZ - A Muralha Uruguaia


Rodolfo Rodriguez grande goleiro da história do Santos F.C.
Aproveitando os últimos posts todos falando sobre grandes goleiros, não poderia deixar de escrever sobre o maior goleiro da história do Santos Futebol Clube , a muralha da Vila Rodolfo Rodriguez.
Muralha.Poucas vezes um jogador de futebol pôde ser definido de uma maneira tão fiel. Pois Rodolfo Sergio Rodriguez y Rodriguez pode se orgulhar disso.
Ele foi uma verdadeira muralha, que marcou época e se transformou em um dos melhores jogadores da história do Santos e do futebol Mundial. É na minha opinião o maior goleiro de toda a história centenária do Santos Futebol Clube.
Uruguaio de Positos, defendeu o Alvinegro praiano entre 1984 e 1987, neste período conquistou os títulos de Campeão Paulista de 1984, a Copa Kirin e o Torneio Cidade de Marselle.
Ao todo foram 255 partidas com a camisa número 1 do Santos , inúmeros foram os jogos em que fechou o gol e contagiou o time com sua raça e fibra. Uma partida, no entanto, entrou para a história do futebol brasileiro e não sai da retina dos torcedores santistas e dos amantes do futebol.
No dia 14 de Julho de 1984, a Vila Belmiro foi palco de uma das mais impressionantes séries de defesas da história do futebol. O adversário era o América de Rio Preto e a partida era válida pelo Campeonato Paulista de 84 e Rodolfo Rodriguez em um mesmo lance evitou o gol em cinco chutes seguidos a queima-roupa. Por essas defesas e muitas outras o ex-goleiro virou um mito e seu nome é sempre lembrado quando o assunto é goleiro e grandes defesas.

A Muralha da Vila
Rodolfo Rodriguez nasceu no dia 20 de Janeiro de 1956 em Positos no Uruguai, antes de defender o Peixe atuou no Nacional do Uruguai onde conquistou os títulos nacionais de 1977, 1980 e 1983, a Taça Libertadores da América de 1980 e o Mundial Interclubes de 1980. Pela Seleção do Uruguai Rodolfo Rodriguez disputou 70 partidas e conquistou a Copa América de 1983 como capitão da celeste.

Na minha opinião Rodolfo Rodriguez é o melhor goleiro da história do Santos, apesar do Santos já ter tido grandes craques no gol como Cejas, Gilmar, Cláudio e outros ...quem mais deu espetáculo com a camisa 1 do Alvinegro Praiano, foi sem dúvidas Don Rodolfo Rodriguez.